Pesquisar
Close this search box.

De nome novo, Mercado Central faz festa de 95 anos em BH com direito a música e distribuição de brownie

Por

Mercado Central realiza festa gratuita neste sábado para celebrar seus 95 anos (Ana Magalhães/BHAZ)
Mercado Central realiza festa gratuita neste sábado para celebrar seus 95 anos (Ana Magalhães/BHAZ)

O Mercado Central, um dos cartões postais mais tradicionais de Belo Horizonte, completa 95 anos neste sábado (7) com uma festa com 12 horas de programação. A grande novidade é que agora o ponto turístico está de nome novo: Mercado Central KTO, um acordo de ‘naming rights’ com a casa de apostas.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

Fundado quando BH tinha 31 anos de existência, o Mercado reúne mais de 400 lojas em seus corredores. Produtos típicos de Minas Gerais ocupam as prateleiras, como doce de leite, goiabada, cachaça e queijos variados. Nas laterais, bares e restaurantes são ponto de encontro da boemia mineira.

Quando surgiu, o local tinha o objetivo de ser um grande abastecedor da capital. Atualmente, o Mercado se consolidou como um ponto turístico da cidade, abrigando o entretenimento, culinária e cultura mineiras.

De acordo com o presidente e diretor do Mercado, Ricardo Vasconcellos, o evento comemorativo é para toda a cidade. “Hoje nós estamos comemorando os nossos 95 anos com muita festa. É para as pessoas poderem aproveitar e desfrutar dessa gastronomia”, disse ao BHAZ.

A festa, que fechou parte da av. Augusto de Lima e está localizada em frente ao Mercado Central, conta com várias barracas de gastronomia do ponto turístico e de convidados. Além disso, sete atrações musicais se apresentam na festa, como a banda CA$H, a dupla sertaneja Castelli & Thiago e o grupo Trem das Onze. Quem marcou presença na festa também levou pra casa um brownie.

Ainda segundo Ricardo, a comemoração “dá a largada” para o centenário do Mercado Central. “Queremos fazer muito mais do que isso. Hoje nós estamos fazendo essa festa e a ideia é que a gente tenha um ano de programação para a cidade”, afirmou.

Ele também explica que objetivo é comemorar e permitir que todos possam desfrutar dessa experiência. “Queremos que a cidade tenha a melhor sensação, o melhor da gastronomia, do entretenimento, turismo e, claro, da nossa mineiridade”, finaliza.

Mercado faz parceria com Arquivo Público de BH

Como parte da preparação para o centenário, o Mercado Central inicia também neste sábado (7) uma parceria com o Arquivo Público de BH, que passa a fazer a gestão de todo o rico acervo histórico do espaço. A novidade foi revelada ao BHAZ pela secretaria municipal de cultural Eliane Parreiras. “A gente passa a ter essa oportunidade de trabalhar esse acervo para difundir a memória da cidade”, explica.

Fotos, documentos e vídeos do ponto passam a ser organizados pelo órgão municipal, que pretende elaborar exposições físicas e virtuais, além de criar sites com todas as histórias vividas no Mercado. “Acaba sendo um mundo infinito de oportunidades. Então a gente está muito feliz”, afirma a secretária.

Na cerimônia de assinatura do decreto, o prefeito de BH, Fuad Noman (PSD), reiterou que a história do Mercado Central não deve ficar guardada e mantida fora do alcance da população. “Isso deve ser divulgado para o mundo. Eu quero que todos olham para ele e saibam que Belo Horizonte construiu um gigante. Essa parceria com o Arquivo Público permite que todos estudem e vejam essa trajetória”, disse.

A festa de 95 anos do Mercado Central segue até às 21h e os ingressos podem ser retirados neste link.

Anota aí!

Mercado Central 95 anos

  • Dia: Sábado, 7 de setembro
  • Horário: 9h às 19h
  • Local: Av. Augusto de Lima, 744, Centro. BH
  • Acesso gratuito
  • Retirada de ingressos pela ingresse.com/mercadocentral

Ana Magalhães

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiária do BHAZ desde agosto de 2024.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ