Nova tecnologia de reconhecimento facial será utilizada no Carnaval e pode ajudar na prisão de suspeitos em BH

19/02/2025 às 19h35
Reconhecimento Facial PMMG
(Vinícius Sampaio/BHAZ)

A nova tecnologia de reconhecimento facial, que será utilizada no Carnaval de BH 2025, já auxiliou na identificação e captura de 116 pessoas com mandatos de prisão em aberto. O Governo de Minas e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) apresentaram, nesta quarta-feira (19), os detalhes do sistema, que utiliza câmeras inteligentes em drones, nos Postos de Observação Elevada (POE) e em Bases de Segurança.

De acordo com o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, Belo Horizonte será a cidade piloto para o sistema no estado, que poderá ser replicado em eventos de grande porte em qualquer região do estado.

“Essa é a primeira oportunidade em que a tecnologia vai ser utilizada em grande escala aqui em Minas Gerais, mas a gente passa a incorporar a solução para todos os momentos em que a gente tenha grandes aglomerações, grandes eventos, de forma que a gente possa ter o auxílio da tecnologia na identificação e recolhimento de qualquer infrator localizado ao longo desses dias de festa em Belo Horizonte”, explicou o vice-governador.

A nova tecnologia passou por fases de testes ao longo de quase duas semanas, que atestou a precisão de 93% na identificação das pessoas. Após o reconhecimento, o drone emitirá “um alerta, que é disparado justamente para que as nossas equipes policiais possam fazer a abordagem e a prisão daquele indivíduo que o sistema identificou com mandado de prisão”, explicou o Coronel Frederico Otoni. No entanto, as regiões em que os 200 drones estarão em funcionamento não foram reveladas, para que o “efeito surpresa permaneça”, completou.

A corporação também esclareceu que a tecnologia consegue identificar até mesmo as pessoas que estiverem fantasiadas ou com outros acessórios, como óculos, máscara e boné. Além disso, os foragidos de outros estados também poderão ser presos por meio do sistema, desde que os dados estejam disponíveis na base dados unificada.

Vinícius Sampaio

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa. Foi repórter da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi). Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.

Vinícius Sampaio

Email: [email protected]

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa. Foi repórter da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi). Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ