Obras ‘inesperadas’ na Igrejinha da Pampulha colocam 200 casamentos em xeque

Reprodução/BHCasamentos

Pelo menos 200 casamentos agendados na Igreja São Francisco de Assis da Pampulha — a Igrejinha da Pampulha —  poderão ser suspensos a partir de dezembro, quando terão início as obras de revitalização da estrutura. Enquanto a Arquidiocese de Belo Horizonte alega ter sido surpreendida pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) ao determinar, no último mês, o início das obras já para dezembro, um grupo de noivas se organizam para tentar fazer valer o contrato celebrado com a instituição.

“Comecei a namorar em frente à Igrejinha, meu noivo me pediu em casamento lá, minha avó mora ali perto”. A servidora do SUS Ana Flávia, de 21 anos, tem motivos de sobra para se casar na Igrejinha da Pampulha. Seguindo esse sonho, ela celebrou um contrato de R$ 600 com a instituição e agendou o a cerimônia para este mês. Contudo, Ana Flávia afirma que o sonho está ameaçado, já que ainda há uma indefinição sobre se a data será mantida.

Segundo a técnica em enfermagem, pelo menos outras 200 noivas estariam na mesma situação. “Ninguém quer dinheiro, ninguém quer ser remanejado para outra igreja”, explica. Segundo ela, está prevista uma reunião com o padre e auxiliares da Igrejinha da Pampulha, na noite desta quarta-feira, para decidir se as datas serão mantidas.

A PBH afirma que o cronograma de obras já estava definido há mais de um ano.

Revitalização

Questionada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura explicou que o projeto, orçamento e cronograma das obras foram definidos em julho de 2015. Serão feitas a revitalização da pintura, polimento do piso de mármore, limpeza das fachadas, dentre outras intervenções. A previsão para conclusão das obras é dezembro de 2017.

Ainda de acordo com a pasta, as obras seriam iniciadas em março deste ano. No entanto, devido aos agendamentos de cerimônia, o cronograma foi alterado para que as obras tenham início em dezembro.

Impasse

Por outro lado, Arquidiocese de Belo Horizonte afirma que foi pega de surpresa com a definição para início das obras o final deste ano. “Somente em meados de setembro deste ano a Igreja São Francisco de Assis recebeu o comunicado oficial, dos órgãos competentes, a respeito do cronograma que detalha as etapas das obras de restauração. Até então era somente uma expectativa”, diz um trecho da nota divulgada pela instituição.

Ainda segundo a arquidiocese, uma comissão formada pela instituição analisará uma forma de conciliar o cronograma das obras com os agendamentos de cerimônias. “Com a oficialização da restauração, a arquidiocese formará uma equipe técnica, com diferentes especialistas das suas instituições, para trabalhar de forma a respeitar as legalidades do processo de restauração, mas na direção de conciliá-lo com a celebração dos matrimônios” finaliza a nota.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!