Começa segunda etapa de reforma da Praça da Liberdade; nova iluminação, podas e restaurações

Começou nesta sexta-feira (29) a segunda etapa das obras de revitalização da Praça da Liberdade, localizado na região Centro-Sul da capital. A partir de agora, o local está completamente fechado ao público, por medidas de segurança. A previsão de término das obras é em novembro próximo.

A obra vai custar ao todo R$ 5,2 milhões e será realizada pela parceria entre o Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e Vale.

Nova etapa do projeto foi apresentada nesta sexta-feira pelo Vice-prefeito, Paulo Lamac (Centro); pela diretora do Iepha, Michele Arroyo (à deireita) e pelo representante da Vale rodrigo Amaral (à esquerda)

Nova iluminação

Toda a iluminação da praça será atualizada para o novo sistema de LED da capital, implantado pela empresa BHIIP, concessionária responsável pela iluminação pública da cidade.

Além disso, o Coreto, a estátua Ninfa e o piso da pista de caminhadas serão restaurados.  Haverá, também, a reinstalação das placas de monumentos e a reformulação do mobiliário que será substituído por equipamentos com padrões arrojados de design com a renovação de bancos e lixeiras.

O entorno da Praça da Liberdade e as ruas ao redor receberão novos postes decorativos em aço galvanizado na cor cinza chumbo. Esses postes farão a iluminação da via pública e da pista de caminhada da praça e serão instalados na avenida Bias Fortes, avenida Brasil, avenida Cristóvão Colombo, rua da Praça Mendes Júnior, rua Gonçalves Dias e rua Sergipe.

Polêmica das podas

Recentemente as podas e cortes de árvores na Praça da Liberdade causou polêmica entre os moradores da capital. O aposentado Domingos Trece, de 95 anos, é um dos insatisfeitos. Ele frequenta a praça há 30 anos e ficou incomodado com as podas. “Retiraram o principal daqui que é a sombra. Cortaram árvores que estavam saudáveis, desse jeito, vão acabar com a praça”, diz.

Aposentado frequenta a praça há mais de 30 anos.

De acordo com o vice-prefeito da capital, Paulo Lamac (Rede), a praça será completamente restaurada e reformada respeitando a estrutura e o simbolismo do local. “Toda as podas e obras serão da acordo com o padrão estabelecidos pelo Iepha e respeitando as características do local, Não vamos fazer nada que prejudique o patrimônio dos mineiros. Em breve, a praça estará de volta mais moderna, segura, bonita e iluminada”, disse Lamac.

Segundo a diretora do Iepha, Michele Arroyo, todas as árvores foram podadas seguindo normas técnicas e, também, para aperfeiçoar a iluminação do local. Ela garante que as árvores que foram retiradas serão repostas. “A palmeira imperial retirada será reposta e isso será feito também com as outras árvores que precisaram ser suprimidas, garantimos que a praça será entregue em perfeito estado”, garante.

O espaço também vai contar com novos gramados. “Houve um plano para que possamos manter a praça com manutenções anuais, desde a grama, passando pelas árvores de pequeno porte e as grandes”, conta.

Trânsito

O estacionamento ao redor da praça está proibido, durante a reforma e assim será após o término das obras. Segundo a PBH, a ação visa otimizar o fluxo de carros na região.

A parada no local já era proibida, conforme sinalização, porém, havia uma tolerância por ser um ponto turístico da capital. Agora, quem quiser estacionar terá de buscar vagas nas vias próximas.

Segurança

Além da nova iluminação, a praça terá a segurança reforçada pela guarda municipal. Os agentes vão usar um equipamento que se chama ‘Segway’, uma espécie te patinete motorizada que pode atingir até 20 km/h.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!