A partir da segunda semana de junho, usuários do transporte coletivo em BH não poderão mais pagar a passagem de ônibus com dinheiro. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município no último sábado (18).
Segundo a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), serão implementados no sistema de transporte o pagamento por aproximação e com cartões de débito e crédito.
A lei, também conforme a PBH, busca agilizar o embarque e desembarque nas linhas e diminuir a circulação de dinheiro dentro dos ônibus.
A administração municipal espera que o novo sistema de bilhetagem eletrônica possibilite um maior controle na coleta e processamento de para planejamento do transporte coletivo.
O modelo deverá ser apresentado em um projeto-piloto pelas concessionárias e permissionários do serviço em até 90 dias.
Quais serão as formas de pagamento?
O Cartão BHBus segue funcionando da mesma forma que é usado hoje. Passam a ser aceitos os pagamentos por pix e cartões de crédito, débito e aproximação de código QR. A aquisição dos créditos será pela internet.
Segundo o texto, a Superintendência de Mobilidade (Sumob) fica responsável por administrar postos físicos de venda e consulta de créditos eletrônicos.
Passageiros em pé
A lei também prevê, expressamente, limite de passageiros em determinados modelos. “Nos serviços especiais caracterizados como executivos, turísticos ou miniônibus, os passageiros devem ser transportados sentados, admitindo-se, excepcionalmente, a permanência de usuários em pé, desde que observado o limite de 6 passageiros simultaneamente”.
Subsídio do transporte
Nesta segunda-feira (20), a PBH divulgou o oitavo relatório sobre o desempenho do transporte coletivo da capital desde a sanção da Lei 11.367/2022 que determinou o congelamento das tarifas em R$ 4,50 e estabeleceu condições às empresas de ônibus.
O subsídio repassado em fevereiro foi de R$ 10 milhões, correspondente ao valor integral previsto. O valor possibilitou, segundo a prefeitura, o aumento no número de viagens em dias úteis, aos sábados, domingos e no período noturno.
Nos últimos meses houve a intensificação da fiscalização das empresas e do monitoramento da operação, por meio do uso de inteligência de dados, e a criação de um novo canal de comunicação com o usuário através do número de Whatsapp (31) 98472-5715.
“O subsídio foi fundamental para o equilíbrio econômico financeiro da operação de transporte, impactada por questões conjunturais, como a Pandemia e a oscilação do preço do diesel”, esclarece André Dantas, Superintendente da Sumob.