Operário soterrado em obra na região Centro-Sul de BH não resiste

Divulgação/Corpo de Bombeiros

Matéria atualizada às 16h50 com informações do Corpo de Bombeiros sobre resgate do corpo do operário.

Às 16h20 desta quarta-feira (5), o Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG) informou que havia localizado o corpo do funcionário que foi soterrado por um deslizamento de terra quando furava um tubulão, numa obra no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. “Infelizmente a vítima não suportou e foi retirada sem vida”, disse a mensagem do CBMMG.

Desde o início da tarde, equipe de bombeiros trabalhavam na tentativa de localizar um homem de 37 anos que foi soterrado em uma obra no bairro Funcionários.

De acordo com a corporação, a vítima furava um tubulão quando houve um deslizamento de terra. As primeiras informações foram de que o homem ficou soterrado a aproximadamente três metros de profundidade. Ao todo, 17 socorristas e quatro viaturas foram deslocados para atender a ocorrência, além de uma viatura do Samu.

A construtora responsável pela obra emitiu uma nota a respeito do acidente. Veja abaixo!

Em relação a informações divulgadas sobre acidente ocorrido ontem (5 de dezembro) em uma obra no bairro Funcionários, a construtora esclarece o seguinte:

– todos os equipamentos de proteção, individuais e coletivos, estavam sendo utilizados pelos trabalhadores que atuavam na escavação —seguindo as normas regulamentadoras NR6, NR18 e NR33—,  conforme foi atestado pelas autoridades competentes presentes no local;

– não houve tráfego de máquina pesada perto do local do acidente, o que foi confirmado pelos profissionais responsáveis e demais trabalhadores presentes na obra;

– diferentemente do que foi veiculado, não era exigida a utilização do “encamisamento” durante a escavação, conforme projetos, relatórios técnicos e laudo de estabilidade do solo.

Portanto, o que houve foi uma fatalidade, pois, infelizmente, o risco é inerente à atividade da construção. No entanto, a construtora ressalta que mantém rigorosa política de segurança e bem-estar de todos os colaboradores, diretos ou indiretos. Ao longo dos últimos 15 anos, consolidou-se como uma das referências em segurança do trabalho no setor da Construção Civil, a partir de um rigoroso controle da utilização correta de todos os equipamentos de proteção e adoção de práticas e iniciativas inovadoras. Em relação ao acidente, a equipe técnica da empresa está prestando todas as informações às autoridades competentes para a rápida apuração do caso.

A empresa informa que lamenta profundamente o acidente que, infelizmente, vitimou o profissional Cleiton Pereira da Silva, contratado de uma prestadora de serviços. Afirma também que mantém seu compromisso de prestar amparo necessário à família da vítima neste momento tão difícil. A empresa está em luto e agradece as manifestações de solidariedade que está recebendo.

 

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!