Mais água: Pancadas de chuva atingem BH neste sábado

Amanda Dias/BHAZ

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de possibilidade de pancadas de chuva, até às 8h deste domingo (2). E, durante as três próximas horas, há risco de granizo. Na madrugada de desse sábado, a capital registrou temporal em diversas regionais. O mês de janeiro terminou com um volume bem maior que o esperado.

Segundo o órgão, o volume estimado de chuva para este sábado e manhã de domingo é de 20 a 30 milímetros, com raios e rajadas de vento, em torno de 50 km/h. Além disso, há possibilidade de ocorrência de granizo em Belo Horizonte nas próximas três horas.

A previsão meteorológica para este sábado indica que o dia será de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas. A mínima foi de 20°C, máxima estimada de 32°C e a umidade relativa mínima em torno de 45% à tarde.

Durante a madrugada, das 4h às 6h10, a região Centro-Sul foi a mais atingida pela chuva, com um volume de 59,8 milímetros. A região Oeste aparece logo depois, com 44,4 milímetros. Segundo a Defesa Civil, não choveu nas regiões Nordeste, Norte, Pampulha e Venda Nova.

A média climatológica para janeiro era de 329,1 milímetros, segundo o Inmet. Porém, com as fortes chuvas que atingiram a capital mineira, essa média aumentou. A região Oeste foi a mais atingida, com 967,8 milímetros, 294% a mais que o esperado. Para fevereiro, a média climatológica é de 181,4 milímetros.

De acordo com o Inmet, apesar das chuvas mais fortes darem uma trégua durante o fim de semana, os temporais podem voltar a partir da próxima semana. Há previsão de chegada de frente fria nesta terça-feira (4), que pode trazer a volta os temporais.

Cuidados com a chuva

  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!