Parque industrial chega a Nova Lima e deve gerar 10 mil empregos

esquema-transporte-bravo-company
Empresa Bravo Motor Company implantará parque industrial de produção de veículos elétricos (Reprodução/Bravo Motor Company)

A empresa Bravo Motor Company vai instalar, em Nova Lima, região metropolitana de BH, um parque industrial para a produção do primeiro sistema de veículos elétricos para o transporte público do estado. O empreendimento vai gerar 10 mil empregos diretos para o município. O sistema de transporte público elevado é denominado Sistema Bondi, e também faz parte da mesma companhia.

O investimento da empresa está previsto para a casa dos R$ 25 bilhões, e o empreendimento tem o nome de Parque Industrial Colossus Cluster. O parque concentra a fabricação veículos e outros componentes automotivos elétricos.

As obras estão previstas para começar em 2023. Além de gerar os 10 mil empregos, a empreitada reforçará o papel de Minas Gerais no mapa do desenvolvimento da economia sustentável.

O que será produzido

O Parque Industrial Colossus Cluster será instalado na região noroeste da cidade de Nova Lima, próximo à BR-040. A área de produção prevê a fabricação de veículos e motores elétricos, células e packs de baterias, sistemas de armazenamento, dentre outros equipamentos. 

Os veículos elétricos produzidos no Colossus Cluster Nova Lima terão como principal aplicação o transporte compartilhado. Lá, poderão ser produzidos diversos modelos como ônibus, vans e táxis para transporte de pessoas e logística de e-commerce.

Esforços para o desenvolvimento

Nessa terça-feira (25), o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, participaram de reunião com os grupos empresariais citados. Para o secretário, o empreendimento é visto como um sinal de união de esforços para o desenvolvimento de Minas.

“Este é um resultado da postura do Governo do Estado, que está cada vez mais sendo proativo para gerar emprego e renda para nossa região”, afirmou Passalio. O início da construção do Parque Industrial Colossus Cluster está previsto para o primeiro trimestre de 2023.

A Bravo Motor Company é uma companhia californiana de inovação aplicada na área de descarbonização. Ela cria produtos na área de baterias, veículos e sistemas de armazenamento de energia para o ambiente urbano da economia verde.

Sistema Bondi

O Sistema Bondi utiliza infraestrutura inteligente para o transporte público de pessoas, bens, energia, água e dados de forma eficiente, por meio de fontes de energia renováveis, sem causar impactos ao meio ambiente.

Trata-se de uma estrutura aérea, de baixo custo, quando comparada a outros sistemas de transporte público. Ela também ocupa pouco espaço e é capaz de gerar energia para seu próprio consumo.

Com Agência Minas

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!