Passageiros do transporte público poderão recarregar cartão BHBUS com Pix

Cartão BHBUS
Hoje, a recarga do cartão já pode ser feita por cartão de crédito e boleto bancário (Transfácil/Divulgação)

Passageiros do transporte público de Belo Horizonte contarão, a partir de amanhã (19), com um jeito mais prático de recarregar o cartão BHBUS: o Pix. O Transfácil (Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte) anunciou a nova opção de recarga nesta segunda-feira (18).

Hoje, a recarga do cartão já pode ser feita por cartão de crédito e boleto bancário. O pagamento pelo Pix poderá ser feito do mesmo modo, por meio do aplicativo BHBUS+. De acordo com o Transfácil, o objetivo é trazer maior conforto, rapidez e segurança para os clientes.

Como funciona?

Quem já tiver uma chave Pix cadastrada no próprio banco já poderá, a partir de amanhã, selecionar a nova opção na área de recarga do aplicativo. Depois, o passageiro digita o valor desejado, sendo o mínimo de R$10 reais e o máximo de R$650 reais.

Depois, é só copiar a chave Pix do Transfácil que vai aparecer na tela, e fazer o pagamento por meio do banco. O consórcio ressalta que, para que o saldo atualize após o pagamento, o passageiro deve validar os créditos dentro dos ônibus convencionais, com o cartão BHBUS, em até duas horas.

No caso dos os suplementares e do metrô, a validação deve ser feita em até 72 horas. O novo sistema de recarga não é válido para o sistema metropolitano.

Para a diretora-executiva do Transfácil, Ana Flávia Camilo, o novo sistema de recarga vai ampliar as opções e trazer mais praticidade, agilidade e segurança nos embarques, principalmente por evitar o contato com notas e moedas.

O aplicativo BHBUS+, onde os créditos são recarregados, pode ser baixado em iOS neste link, e em Android neste link.

O Pix

Quem ainda não tem chave Pix pode fazer o cadastro no próprio banco onde tiver uma conta corrente ou conta de pagamento que permita fazer e receber transferências. As chaves podem ser o número do CPF ou CNPJ, do telefone, do e-mail ou uma chave aleatória gerada pelo sistema.

O Pix é um sistema gratuito de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil que viabiliza transferências eletrônicas de qualquer valor entre pessoas físicas, empresas e o governo. O serviço fica disponível 24h por dia, sete dias por semana.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!