Paulo Miklos se apresenta em Belo Horizonte com a peça ‘Chet Baker – Apenas um Sopro’

Divulgação/CCBB-BH

Era década de 1960, em São Francisco, nos Estados Unidos. Um dos maiores ícones da música à época estava duro e devendo dinheiro aos traficantes. Cercado por um grupo de criminosos barra pesada, o jovem instrumentista fora severamente espancado e teve todos os dentes arrancados da boca — a socos e pontapés.

O jovem era o lendário jazzista Chet Baker (1929-1988); e a história está sendo revivida em peça teatral, protagonizada pelo ex-titã Paulo Miklos, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) de Belo Horizonte. “Chet Baker – Apenas um Sopro” entrou em cartaz nessa quinta-feira (14), na capital mineira, e segue na programação durante todo final de semana.

O espetáculo marca a estreia do músico e ator Paulo Miklos nos palcos. Ele iniciou no cinema em “O Invasor”, em 2002, e está em cartaz também com o longa “Carrossel – O Filme”, em exibição nos cinemas. No início desta semana, Paulo Miklos, que integrou a banda de rock Titãs, por 34 anos, anunciou o encerramento da carreira com o grupo paulista.

Em Belo Horizonte, Miklos revive o trompetista Chat Baker em um dos momentos mais obscuros da carreira do jazzista. Após perder os dentes, o instrumentista teve sua carreira musical posta em xeque — já que a chamada embocadura no instrumento é fundamental para alcançar as notas e variações de sonoridade. Nesse sentido, Miklos tem de encarnar o momento de dor e incerteza vivenciado pelo músico norte-americano, no final da década de 1960.

Na peça, que se desenrola dentro de um estúdio de gravação, todas as músicas são interpretadas ao vivo por três instrumentistas e uma cantora. Mas não se trata de um musical — a trama conta com intensos e emocionantes diálogos. A direção é de Roberto José Jardim e o texto de Sérgio Roveri.

Chet Baker

Um dos principais nomes do Jazz norte-americano, o trompetista Chet Baker gravou 140 discos. Morreu misteriosamente aos 58 anos, no final da década de 1988, em um episódio que até hoje gera controvérsias — Baker caiu da janela de um hotel em Amsterdã, na Holanda, e não se sabe se tratou-se de suicídio ou acidente.   

Serviço

Espetáculo: Chet Baker – Apenas um Sopro

Local: Centro Cultural do Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450 — bairro Funcionários)

Data: 14/7 a 18/7 e 21/7 a 25/7

Preço: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

Informações: (31) 3431 9400

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!