PBH abre mais leitos e amplia centros de saúde para atendimento 24h

centro de saúde santa terezinha bh
Centro de Saúde, no Santa Terezinha, é uma das unidades de atendimento abertas, a partir desta sexta, para casos não Covid (Google Street View/Reprodução)

Após uma semana sem vagas nos hospitais para paciente com o novo coronavírus, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) abriu, nessa-quinta (25), mais leitos de UTI e enfermaria Covid, na Rede SUS, para dar um fôlego ao sistema de saúde. Além dos novos leitos, nesta sexta-feira (26), três centros de saúde começam a funcionar, em regime 24h, para casos não Covid. A administração municipal também divulgou os locais de vacinação para trabalhadores da saúde a partir de amanhã.

Covid

A PBH abriu mais 10 leitos de UTI Covid, totalizando 487 unidades de terapia intensiva na rede pública. Com o incremento, a taxa de ocupação no SUS reduziu de 97,7% para 95,9%. De acordo com a prefeitura, somente neste mês, foram abertas 204 unidades, saltando de 283, no dia 1º, para as atuais 487. Com isso, a Rede SUS tem o maior número de leitos de UTI desde o início da pandemia. 

Além dos leitos de UTI, a prefeitura também abriu novas 45 vagas de enfermaria Covid, alcançando 1.197 leitos. A rede particular também abriu, nessa quinta-feira (25), mais 15 novos leitos de UTI Covid. Agora, os hospitais privados contam com 430 vagas de UTI destinadas ao tratamento de pessoas com a doença. Também foram abertos mais 45 leitos de enfermaria Covid na rede particular, atingindo o total de 809 leitos. 

Mesmo com os esforços e todas as ações para a abertura de leitos, a taxa de ocupação geral de UTI Covid (SUS + particular) se manteve estável. Segundo a prefeitura, isso aconteceu devido a alta demanda da rede particular. Na quarta-feira (24), os hospitais públicos e particulares, juntos, estavam com 105,9% de ocupação. Ontem (25), o número estava em 105,7%.

Não-Covid

Diante do aumento de demanda por atendimento nas unidades de saúde da capital provocado pela Covid-19, a PBH decidiu ampliar o funcionamento de três centros de saúde para regime 24h, exclusivamente para casos não Covid. A partir desta sexta-feira (26), começarão a funcionar três unidades de atendimento:

  • Centro de Saúde Santa Terezinha: Rua Senador Virgílio Távora, 157 – Santa Terezinha;
  • Centro de Saúde Carlos Chagas: Avenida Francisco Salles, 1.715 – Santa Efigênia;
  • Centro de Saúde Santa Mônica: Rua dos Canoeiros, 320, Santa Mônica

As estruturas que funcionarão na sede de centros de saúdes específicos vão atender casos de baixa e média complexidade não respiratórios. De acordo com a administração municipal, essa estratégia visa a desafogar as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), que passam a atender prioritariamente casos de sintomas respiratórios, pediatria e trauma.

A expectativa é que a estratégia seja ampliada nas próximas semanas. Os três centros de saúde serão exclusivos para os atendimentos e não serão utilizados como pontos de vacinação no sábado (27).

Vacinação

Em continuidade à imunização de trabalhadores da saúde, a PBH começa a imunizar neste sábado (27) os demais profissionais acima de 60 anos – completos até 31 de março e cadastrados no site da prefeitura até o dia 24 de março às 23h59. A prefeitura espera um público de cerca de 4,3 mil pessoas.

Para receber a primeira dose da vacina, o trabalhador da saúde cadastrado deve cumprir os seguintes requisitos: 

– Ser trabalhador da saúde em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte;
– Ter preenchido o cadastro para a vacinação de trabalhadores da saúde, de forma válida, até 23h59 de 24 de março;
– Ter completado 60 anos ou mais até 31 de março;
– Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
– Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 30 dias;
– Não ter tido Covid com início de sintomas nos últimos 30 dias. 

A imunização do grupo será feita em pontos específicos. Confira os locais: 

  • Centro de Especialidades Médicas da Santa Casa de Belo Horizonte: Rua Domingos Vieira, 416 – Santa Efigênia (7h30 às 16h30); 
  • Unidade de Referência Secundária (URS) Sagrada Família: Rua Joaquim Felício, 101 – Sagrada Família (7h30 às 16h30); 
  • Posto drive-thru COP/ BHTrans: Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900 – Buritis (8h às 16h30); 
  • Posto drive-thru: Avenida Teresa Cristina, 3.200 (8h às 16h30); 
  • Posto drive-thru Minas Shopping (Doca 3): Avenida Cristiano Machado, 4000 – União. 

No momento da vacinação, o trabalhador precisa levar: 

•    Documento de identificação com foto; 

•    Registro no conselho profissional (para profissionais de saúde); e 

•    Documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde localizado em Belo Horizonte por meio da apresentação de: 

– Comprovante de pagamento (contracheque) emitido nos últimos 3 meses; ou 

– Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou 

– Contrato de trabalho; ou 

– Relatório do CNES; ou 

– Declaração de Imposto sobre a Renda – Pessoa Física 2020 – ano-calendário 2019, ou 2021 – ano-calendário 2020, com a identificação da ocupação principal declarada; ou 

– Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde (conforme modelo). 

Caso o trabalhador cadastrado não consiga comparecer ao postos no sábado (27), é possível procurar um dos centros de saúde disponíveis nesta lista, levando todos os documentos necessários entre 7h30 e 16h30. O cadastro dos trabalhadores de saúde será reaberto na próxima segunda-feira (29).

Com PBH

Edição: Thiago Ricci

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!