PBH abre último cadastro para vacinação de trabalhadores da saúde

vacina trabalhador da saúde
Cadastro para receber o imunizante ficará disponível até quarta (FOTO ILUSTRATIVA: Pedro Gontijo/Imprensa MG)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) abriu, pela última vez, o cadastro para vacinação de trabalhadores da saúde contra a Covid-19. Os formulários foram disponibilizados nesta segunda-feira (26) e ficarão disponíveis até a próxima quarta-feira (28) no portal da prefeitura (acesse aqui).

Se enquadram nesta categoria os profissionais que trabalham em hospitais, ambulatórios, clínicas, unidades básicas de saúde, entre outros locais voltados para a assistência e vigilância à saúde, conforme previsto pelo cronograma de vacinação.

A imunização deste grupo na capital está, atualmente, na faixa etária mínima dos 39 anos. No último sábado (24), todos os esforços das equipes de vacinação da PBH foram concentrados na aplicação dos imunizantes nos trabalhadores da saúde que já haviam se cadastrado no portal até o dia 13 deste mês.

Em breve, será a vez dos que entrarão nesta última chamada do cadastro. Assim como nas demais etapas até aqui, a imunização será feita em locais exclusivos e os endereços serão divulgados no portal da prefeitura.

O que levar

Conforme esclareceu o Executivo municipal em todas as etapas da imunização até aqui, no momento da vacinação, o trabalhador precisa levar:

  • Documento de identificação com foto
  • Registro no conselho profissional (para profissionais de saúde); e
  • Documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde localizado em Belo Horizonte por meio da apresentação de
    – Comprovante de pagamento (contracheque) emitido nos últimos três meses; ou
    – Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
    – Contrato de trabalho; ou
    – Relatório do CNES; ou
    – Declaração de Imposto sobre a Renda – Pessoa Física 2020 – ano-calendário 2019 ou 2021 – ano-calendário 2020 com a identificação da ocupação principal declarada; ou
    – Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde (conforme modelo).

Vale lembrar que, conforme orientações do Ministério da Saúde, trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como por exemplo academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal não serão contemplados nos grupos prioritários elencados para a vacinação. 

Com PBH

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!