PBH assina acordo para levar água, saneamento e luz para três ocupações da capital

Nesta quarta-feira (16), a Secretaria Municipal de Políticas Urbanas assinou uma parceria entre PBH, Cemig e Copasa para levar água potável, saneamento e energia elétrica legal aos moradores das comunidades Montes Claros, Maria Tereza e Dandara. A medida foi viabilizada após o prefeito Alexandre Kalil (PHS) assinar decretos que autorizam a regularização de ocupações e melhorias dos assentamentos.

O anúncio foi feito por meio da secretária, Maria Caldas, acompanhada de representantes das duas companhias. “Ao todo, o projeto contempla 57 ruas nas três ocupações e cerca de 6 mil pessoas beneficiadas”, disse Maria Caldas.  Não há previsão para conclusão dos projetos, já que há ainda burocracias latifundiárias e outros processos para serem resolvidos.

Agora, a Cemig vai começar um projeto para instalar a iluminação nos locais. As comunidades já devem contar com a nova lâmpada de led, que vem sendo instalada em outros pontos da capital.

Em relação à Copasa, cerca de 75% da comunidade Dandara já conta com redes instaladas, o próximo passo será estudar projetos junto a PBH para implantas nos outros assentamentos.

Projetos sustentáveis

A PBH irá apresentar dois projetos sustentáveis a uma agência sueca de energia, em busca de apoiadores e investidores.

Os projetos apresentados será um modelo sustentável de saneamento na ocupação Izidora e, também, o uso de ônibus elétricos nas vilas e favelas da capital. O Fórum Ambiental Acelerando para Mudanças será realizado nos dias 22 e 23 de maio, em Malmor, na Suécia.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!