PBH anuncia contratação de auditoria para ‘abrir caixa-preta’ do transporte público da capital

Reprodução/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou nesta quinta-feira (2) que contratará uma empresa para revisar os contratos celebrados com as prestadoras do transporte público municipal. A licitação para definir a empresa que fará esse trabalho será publicada no Diário Oficial do Município nos próximos dias. Entretanto, conforme admitiu a PBH, ainda não há data prevista para que isso ocorra.

Anunciada durante reunião com o presidente da BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte), Célio Freitas Bouzada, e com representantes do Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte), a medida vai ao encontro de uma das principais promessas de campanha do prefeito Alexandre Kalil (PHS).

Em debates eleitorais e entrevistas, o então candidato reiterava que iria “abrir a caixa-preta da BHTrans” se eleito.

Auditoria

O transporte público na capital atualmente é prestado por 37 empresas de ônibus contratadas pela prefeitura. Com a revisão desses contratos, a administração municipal espera constatar quais são os lucros e despesas registrados pelas concessionárias.

Segundo a prefeitura, a revisão dos contratos deve contribuir ainda para intensificar a fiscalização sobre o cumprimento do quadro de horário, itinerário e as condições de uso dos ônibus — como limpeza e manutenção dos veículos, por exemplo.

 

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!