PBH divulga cronograma de vacinação desta semana; confira as datas

vacina drive thru
Vacinação continua nesta semana em todo o Brasil (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A partir desta terça-feira (27), Belo Horizonte começa a aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em um novo grupo dos idosos que já passaram pela primeira etapa. A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) também adiantou a segunda dose para outra faixa etária, como forma de agilizar a imunização. O calendário com todas as etapas previstas para esta semana foi divulgado na noite de ontem (26).

A começar por hoje, os idosos de 70 a 68 anos que já receberam a primeira dose da vacina poderão tomar a segunda. A aplicação dos imunizantes será dividida, de acordo com a idade, ao longo dos próximos três dias.

Já para as pessoas de 89 anos e mais – que não tenham mobilidade reduzida -, a aplicação da segunda dose será antecipada e está programada para começar no próximo sábado (1º).

Como fica cada dia?

Com as novidades, o público previsto para os próximos dias será o seguinte:

  • 70 anos: segunda dose na terça-feira (27) e quarta-feira (28)
  • 69 anos: segunda dose na quinta-feira (29)
  • 68 anos: segunda dose na sexta-feira (30)
  • 89 anos e mais: segunda dose no sábado (1º)

A aplicação deve ser feita com um intervalo de 14 a 28 dias para aqueles que foram vacinados com a Coronavac. Já para os que receberam a vacina da AstraZeneca, o intervalo deve ser de 2 a 14 semanas. Os prazos descritos acima, conforme a PBH, seguem as recomendações do Ministério da Saúde.

Horários e locais

O horário para idosos de 70 a 68 anos receberem a segunda dose será entre 7h30 e 16h30 nos centros de saúde e postos extras. Já nos pontos drive-thru o horário de funcionamento é das 8h às 16h30. Os endereços estão disponíveis no portal da PBH (acesse aqui).

No sábado, feriado nacional, a vacinação será exclusivamente contra a Covid-19 para o público de 89 anos e mais e que não tem dificuldades de locomoção. Os locais serão divulgados ao longo dos próximos dias. Para o público acamado desta faixa etária, a PBH entrará em contato para agendar a imunização. 

O que levar?

Para se vacinar, é necessário que o idoso leve documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além do cartão de vacinação que conste a aplicação da primeira dose.  

As nove Unidades 24h, que estão em funcionamento nas sedes de centros de saúde, estão exclusivas para atendimento aos casos de baixa e média complexidade não respiratórios – e não está sendo feita a aplicação de vacinas.

Com PBH 

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!