Moradores de rua serão qualificados e encaminhados para vagas de emprego em BH

Divulgação/PBH + Amanda Dias/BHAZ

As empresas de Belo Horizonte receberão um selo de responsabilidade por contratarem pessoas que atualmente estão em situação de rua em BH. O objetivo do programa anunciado pela prefeitura da capital nesta quarta-feira (2) é empregar e reduzir a população de rua da cidade, que gira em torno de 4,5 mil pessoas.

A medida foi assinada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), junto da secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maira Colares. As empresas vão oferecer as vagas e, em troca, receberão benefícios da prefeitura para quitação de dívidas ativas e incentivos fiscais.

O programa que leva o nome de “Estamos Juntos” já conta com a participação de 14 empresas e já ofereceu 87 oportunidades de emprego e 116 vagas de qualificação profissional à população em situação de rua de BH e pessoas inseridas em programas sociais da prefeitura.

A secretária Maira Colares aproveitou a oportunidade para anunciar outas 200 vagas de empregos e outras 100 para cursos profissionalizantes. “A saída das ruas não é automática. Essas pessoas estão em nossas unidades e o acompanhamento técnico é fundamental para que a gente construa essa saída das ruas de forma definitiva”, explicou a secretária.

Além do selo, outras medidas foram anunciadas como reformas dos abrigos, a ampliação do horário de funcionamento do Centro de Referência da regional Centro-Sul para finais de semana e feriados e a construção de um novo abrigo destinado às mulheres.

O prefeito parabenizou a ação da secretaria de Assistência Social e agradeceu a participação dos empresários na construção do projeto. “O programa é uma prova cabal do entendimento da prefeitura de que precisa muito do empresariado. É uma estupidez se falar em ajuda a quem precisa sem o lucro e a colaboração do empresariado por meio do imposto, que cuida de quem precisa. Agradeço a todos os empresários que já aderiram ao selo e espero uma adesão maior”, disse Kalil.

“A PBH tem consciência de que o trabalho social é feito com lucro, com a produção e com a colaboração do empresariado, poder público nada mais é do que repassador do dinheiro do poder privado e por isso tem que fazer com zelo, cuidado carinho e honestidade. Que esse seja primeiro passo para grande projeto”, acrescentou o prefeito.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!