Pesquisar
Close this search box.

Campeonato de truco, cerveja artesanal e mais: Confira a agenda de rolês gratuitos em BH

16/05/2024 às 14h37
Leque de rolês gratuitos traz opções de sexta a domingo (Reprodução + Divulgação/Vinho na VIla)

Rolê BHAZ já te adiantou o agendão do fim de semana em BH. Entre os destaques, tem festival de churrasco no BH Shopping e show do “tenor mais amado do mundo“, sem falar nas atrações imperdíveis do Samba Prime!

Achou pouco e quer mais? Então se prepare para conhecer a programação gratuita da capital mineira, que cabe no bolso de todo mundo. A seleção traz sessão gratuita de cinema, rolê de despedida da Casa Matriz e até festival de vinhos gratuito. Tá esperando o quê? Confira a agenda de rolês gratuitos do BHAZ.

Agenda gratuita de BH

A Jogada

Já pensou em mostrar ao mundo seu talento para o teatro? No Centro Cultural Jardim Guanabara você pode! Nesta quinta-feira (16), o espaço recebe o espetáculo interativo “A Jogada”, com direção de Violeta Penna. A peça propõe a interação entre atores e espectadores, além de integrar o calendário de celebrações dos 10 anos do coletivo nomeiodeparacom.

Clique aqui para saber mais sobre a dinâmica.

A Jogada
Local: Centro Cultural Jardim Guanabara
Data: 16 de maio
Horário: 19h

(Divulgação/Leo Salvo)

Motus

Espetáculo de dança que tem como fio condutor o entrelaçamento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com a dança e a poesia. Este é o “Motus”, montagem dirigida por Anamaria Fernandes que conta com 7 artistas em cena. O elenco é composto por artistas LGBTQIA+, dentre eles, um intérprete em Libras, uma pessoa com deficiência auditiva e uma pessoa cega.

Motus
Local: Centro Cultural Vila Fátima
Data: 17 de maio
Horário: 16h30

(Wenderson Fernandes/Divulgação)

Pivetz Baile

Nesta sexta-feira (17) tem Pivetz Baile no Sula. O evento tem a proposta voltada às pesquisas e experimentações sonoras dentro dos ritmos do funk, phonk, trap, rap e hip hop. Das 20h de sexta à 1h de sábado, quem comanda a pista são os residentes DJ Flou e Bella Melina. O couvert artístico é opcional.

Pivetz Baile
Local: Sula | Av. Afonso Pena, 955 ou R. da Bahia 720
Data: 17 de maio
Horário: 20h

(Divulgação/Wambembe Chitacumula)

Sessão da Meia-Noite

Em evento especial de Dia das Mães, a Sessão da Meia-Noite se une ao projeto Estudos de Cinema para levar ao público do Cine Humberto Mauro, em BH, o clássico “O Bebê de Rosemary” (1968), dirigido por Roman Polanski. A exibição ocorre à meia-noite de 18 de maio (de sexta-feira para sábado), tem classificação indicativa de 16 anos e entrada gratuita.

Sessão da Meia-Noite
Local: Cine Humberto Mauro
Data: 18 de maio

(Divulgação/Cine Humberto Mauro)

Festival do Vinho

A Praça José Mendes Junior, ao lado do Palácio da Liberdade, irá sediar, neste sábado (18), o Festival do Vinho, com entrada gratuita. A proposta é reunir mais de 40 diferentes rótulos dos principais países produtores do mundo, entre eles Argentina, Portugal e Itália. O evento terá as melhores opções de vinhos rosé, branco e tinto, como Chardonnay, Tempranillo, Malbec, Cabernet Sauvignon e Carménère, e também alguns rótulos de cervejas artesanais à venda.

Festival do Vinho
Local: Praça José Mendes Junior
Data: 18 de maio
Horário: 13h às 22h

Mundialito de Truco

O Palácio das Artes vai promover um campeonato de truco em diálogo com a exposição “Eu, Meus Amigos e o Mundo”, da artista Juliana de Oliveira. A atividade será neste sábado (18), e a dupla finalista ganhará retratos personalizados feitos pela artista, que também entrará na competição.

Denominada “Mundialito de Truco”, a ação promoverá uma performance participativa entre público e artista. As inscrições serão realizadas uma hora antes do campeonato, às 13h, com a equipe de produção, em frente à galeria Arlinda Corrêa Lima, por ordem de chegada.

Mundialito de Truco
Local: Palácio das Artes
Data: 18 de maio
Horário: das 14h às 17h

visitantes na exposição eu meus amigos e o mundo
(Divulgação/Paulo Lacerda)

A virada – Casa Matriz

Casa de shows, bar e incontornável “inferninho” das matinês belo-horizontinas, o Matriz se prepara para uma nova fase. Após 24 anos de atividades, a gerência do espaço anunciou a “passagem da tocha acesa” para um novo dono. A despedida será em forma de celebração, já neste final de semana, em programação que reúne “crias da casa”.

A virada – passagem da tocha acesa
Local: Casa Matriz | Av. Álvares Cabral, 400 – Centro
Data: entre 18 e 19 de maio
Horário: das 10h do dia 18 às 5h do dia 19
Ingressos: gratuitos até às 16h50 de sábado, no Sympla

Aulas de bike

O projeto Dê um Rolê oferecerá aulas gratuitas de bike neste fim de semana em Betim e Contagem, região metropolitana de BH. Com o intuito de ensinar a população a andar de bicicleta, orientar os novos ciclistas quanto aos pequenos ajustes no veículo e, ainda, incentivar o uso das bikes como meio de locomoção, a iniciativa é voltada para todos os públicos e idades.

Dê um Rolê – Betim
Data: 18 de maio
Horário: a partir das 9h
Local: Complexo Esportivo Ricardo Medioli

Dê um Rolê – Contagem
Data: 19 de maio
Horário: a partir das 9h
Local: Parque Ecológico

instrutor e aluna no projeto dê um rolê aprender a andar de bicicleta bh
(Divulgação/João Mattos)

O Museu é Nerd

No mês em que se celebra o Orgulho Nerd, o Museu das Minas e do Metal, em BH, propõe aos amantes da ficção científica um encontro intergaláctico. Neste domingo (19), personagens de todos os cantos do universo estarão na 7ª edição da festa O Museu é Nerd. Com programação gratuita, o evento celebra a cultura geek na capital mineira.

A agenda do encontro tem atividades previstas das 10h às 17h, entre a Praça de Convivência, o Hall de Entrada e outros espaços no interior do museu. Com batalhas de dança e “invasão intergaláctica”, O Museu é Nerd busca exaltar elementos da cultura pop antes de cair no tradicional Baile da Toalha, que fecha a programação do rolê.

Confira a programação completa aqui.

O Museu é Nerd – 7ª Edição
Local: Museu das Minas e do Metal
Data: 19 de maio
Horário: das 10h às 17h

(Leonardo Miranda/Divulgação)

Outros rolês

Sabe aquela dúvida sobre onde ir com amigos ou com as crianças? Então, no Rolê BHAZ você consegue categorizar a busca de acordo com o seu perfil.

Está em procura de um evento gratuito? Sim, temos uma seção dedicada a você. Quer dar um rolê com os filhos? Ah, e quer levar o cachorro? Sim, também temos as categorias para crianças e pet friendly.

E não para por aí. O Rolê BHAZ te permite selecionar os eventos que acontecem perto da sua casa. Um mapa interativo posiciona os eventos de acordo com a localização e aí é só você buscar pelo seu endereço que ver o que está programado para os próximos dias.

Anota aí!

Classificação etária: Livre
Entrada: Gratuita

Thiago Cândido

Aluno de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Repórter no BHAZ desde 2023. Colaborou em reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.
[author_socials_links]

Thiago Cândido

Email: [email protected]

Aluno de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Repórter no BHAZ desde 2023. Colaborou em reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ