Operação da Prefeitura de BH reprova 100% dos ônibus fiscalizados

fiscalização garagens ônibus
A Prefeitura de BH iniciou, nesta segunda-feira (26), a fiscalização nas portas das garagens dos ônibus que operam na capital mineira (Rodrigo Clemente/PBH)

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou, nesta segunda-feira (26), a fiscalização nas portas das garagens dos ônibus que operam na capital mineira. As vistorias têm o objetivo de identificar veículos que estão circulando sem autorização de tráfego (AT) ou que têm maior número de reclamações registradas no canal de WhatsApp.

Ao todo, foram abordados seis ônibus: um deles estava sem autorização de tráfego e os outros cinco tiveram a AT recolhida por problemas no freio de portas e elevador.

“Foram identificadas 24 irregularidades nos seis ônibus abordados, como freio de porta inoperante, plataforma elevatória, vazamento de ar, campainha com defeito e ausência de quadro de horários dentro do veículo”, diz a PBH.

As equipes de fiscalização contam com agentes da BHTrans, da Sumob (Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte) e da Guarda Municipal.

Ônibus impedidos de circular

Segundo a prefeitura, todos os ônibus que têm a autorização de tráfego apreendida nas fiscalizações ficam impedidos de circular nas ruas até que os problemas sejam reparados.

A política Tolerância Zero foi anunciada há um mês. Nesse período, os principais problemas encontrados nas operações foram o mau funcionamento no sistema de freio de portas, da plataforma elevatória e do ar-condicionado, omissão de viagens e superlotação dos veículos.

Além das autuações e do recolhimento das autorização de tráfego, as empresas concessionárias não recebem a remuneração complementar quando não cumprem as determinações estabelecidas pela prefeitura.

Outra operação do tipo é realizada na tarde desta segunda-feira pelas equipes da Prefeitura de BH.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!