PBH suspende cobrança do IPTU 2020 até março do ano que vem; imposto pode ser parcelado em até 60 vezes

lojas fechadas bh
Estabelecimentos tiveram que ficar fechados para conter avanço da pandemia na cidade (Amanda Dias/BHAZ)

A cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) referente ao ano passado está suspensa até março de 2022 em Belo Horizonte. É o que determina um decreto do prefeito Alexandre Kalil (PSD) publicado no DOM (Diário Oficial do Município) desta quinta-feira (25).

A medida foi tomada devido à suspensão dos alvarás de funcionamento para conter a pandemia do novo coronavírus na capital mineira. Além disso, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) informou que o tributo poderá ser parcelado.

É importante destacar que a suspensão da exigibilidade do pagamento do IPTU 2020 vai se estender até 31 de março de 2022. Depois disso, será preciso regularizar a situação junto ao município. Para receber o benefício, o contribuinte deverá ter quitado os débitos anteriores até 30 de dezembro deste ano.

Até 60 vezes

O valor do imposto poderá ser dividido em até 60 parcelas mensais e consecutivas.

“O valor de cada parcela será calculado em função do valor total do crédito parcelado, respeitada a quantidade máxima de parcelas e o valor mínimo de R$ 50 por parcela, para pessoas naturais [físicas], e de R$ 200 por parcela, para pessoas jurídicas”, diz trecho do decreto.

O cidadão que não efetuar o pagamento do tributo vai ser inscrito na dívida ativa do município “imediatamente”. O decreto do prefeito Kalil pode ser lido na íntegra aqui.

Covid em BH

As restrições impostadas pela prefeitura na cidade aconteceram na tentativa de conter o avanço da pandemia. A capital mineira registra 291.990 casos confirmados da doença e 7.010 óbitos. Os números são do Boletim Epidemiológico e Assistencial dessa quarta-feira (24).

De acordo com o informe, todos os indicadores de monitoramento da pandemia estão no nível verde. Confira:

  • Número médio de transmissão por infectado (RT) – 0,94
  • Ocupação de leitos de UTI Covid-19 – 41,2%
  • Ocupação de leitos de enfermaria Covid-19 – 45%

A vacinação prossegue e 83,6% de pessoas com 12 anos ou mais já tomaram a primeira e a dose única do imunizante. O esquema vacinal já foi concluído para 70,3%. Veja os dados de doses aplicadas:

  • Primeira dose – 2.131.455
  • Segunda dose – 1.781.996
  • Dose única – 60.810
  • Dose de reforço ou adicional – 321.994

O boletim pode ser lido aqui.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!