Pipas já causaram 372 ocorrências de danos na rede elétrica de Belo Horizonte somente neste ano

Reprodução/Governo de Minas

O mês de julho é marcado pelas férias escolares, dias ensolarados com céu aberto e intensa circulação de ventos. Esse é o cenário ideal para empinar pipas, contudo, os acidentes com a rede elétrica são mais frequentes nesta época do ano.

De acordo com dados divulgados pela Companhia de Energética de Minas Gerais (Cemig), somente neste ano já foram registradas 372 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica, prejudicando, em média, 122,3 mil consumidores em Belo Horizonte.

Em Minas Gerais, a Cemig afirma ter detectado 851 ocorrências de desligamento provocados por pipas na rede elétrica, resultando em transtornos para 280 mil pessoas.

Nesse sentido, o engenheiro eletricista Demetrio Venicio Aguiar ressalta que a atividade deve ser praticada em lugares abertos e afastados da rede elétrica. Ele alerta também que uma nova modalidade de cerol utilizada por alguns soltadores de pipas pode acentuar ainda mais o risco de acidentes envolvendo a interrupção do fornecimento de energia e o risco de choques elétricos.

“Existe um tipo de cabo cortante feito em escala industrial, chamado de “linha chilena”, mais refinado e com materiais mais abrasivos que o cerol”, conta. “Esse tipo de linha é muito mais cortante do que o cerol comum e, infelizmente, é possível adquirir este material de origem estrangeira pelo mercado paralelo e até pela internet.

A Cemig informa ainda que nos últimos dois anos foi registrado um acidente que resultou em uma morte envolvendo a soltura de pipas, e outras duas ocorrências de ferimentos graves em Minas Gerais.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!