Pirulito da Praça Sete é coberto com preservativo gigante no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

praça sete
Intervenção é realizada pela Aprosmig (Reprodução/@aprosmig/Instagram)

O pirulito da Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, amanheceu com um preservativo gigante. A intervenção acontece nesta quarta-feira (1º) devido ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A ação é idealizada pela Aprosmig (Associação das Prostitutas de Minas Gerais).

“Estamos conscientizando toda a população de BH para lembrar da necessidade do uso do preservativo. Também lutamos para que deixe de existir o preconceito e o estigma para com aqueles que são soropositivos”, diz Cida Vieira, presidente da Aprosmig, em entrevista ao BHAZ.

Cida destaca que o pirulito da Praça Sete foi escolhido pelo fato de ser um ponto importante e central da cidade.

“Queremos alertar a população em geral sobre a necessidade de estarmos vigilantes com a nossa saúde no dia a dia. A pandemia de Covid-19 se tornou muito visível e as pessoas podem ter diminuído os cuidados contra as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)”.

A Aprosmig compartilhou um vídeo da intervenção na web. “Em BH, são 300 novos casos de pessoas infectadas pelo HIV por ano. Importante falar sobre, desconstruir preconceitos e tabus, conhecer formas de se prevenir e fazer uso da prevenção combinada”, escreveram na descrição.

‘Conscientização’

Além da intervenção realizada hoje, a Aprosmig tem outras ações, conforme explica Cida. “Temos o CTA (Centro de Testagem), que fica em frente a rodoviária. Espaço para as pessoas fazerem o teste de HIV. Além disso temos sala de orientações. Nosso papel é levar conscientização”.

O CTA está localizado na rua Saturino de Brito, nº 7, no Centro de BH.

Repercussão

Internautas comentam nas redes sociais a intervenção realizada na capital mineira. “Por aclamação pública, o pirulito passa agora a ser chamado de Torre de Pica”, “Colocaram uma camisinha enorme no pirulito da Praça Sete. Eu amo meu país BH”, comentaram alguns usuários.

HIV e Aids não são sinônimos

De acordo com o Ministério da Saúde, HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus causador da Aids, que ataca células específicas do sistema imunológico (os linfócitos T-CD4+), responsáveis por defender o organismo contra doenças. Ao contrário de outros vírus, como o da gripe, o corpo humano não consegue se livrar do HIV.

Ter HIV não significa que a pessoa desenvolverá Aids; porém, uma vez infectada, a pessoa viverá com o HIV durante toda sua vida. Não existe vacina ou cura para infecção pelo HIV, mas há tratamento.

Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é a doença causada pelo HIV, que ataca células específicas do sistema imunológico, responsáveis por defender o organismo de doenças. Em um estágio avançado da infecção pelo HIV, a pessoa pode apresentar diversos sinais e sintomas, além de infecções oportunistas (pneumonias atípicas, infecções fúngicas e parasitárias) e alguns tipos de câncer.

Sem o tratamento antirretroviral, o HIV usa essas células do sistema imunológico para replicar outros vírus e as destroem, tornando o organismo incapaz de lutar contra outras infecções e doenças.

A transmissão do HIV se dá por meio de relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas, materiais perfurocortantes contaminados e não esterilizados e por meio da transmissão vertical durante a gravidez, parto e/ou amamentação, quando não tomadas as devidas medidas de prevenção.

Muitas pessoas ainda desconhecem o seu status sorológico; por isso, é necessário que todos os indivíduos com vida sexual ativa façam a testagem regular para o HIV. Além disso, é importante conhecer as formas de transmissão e prevenção ao HIV.

Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!