PM terá esquema especial de segurança para os clássicos no fim de semana em BH

mineirao arena mrv
BH terá dois clássicos, além de um desfile no fim de semana. Por isso, a PM montou uma operação para garantir a segurança nos eventos (Divulgação PBH/Atlético)

O fim de semana promete ser agitado em Belo Horizonte. Afinal de contas, BH recebe dois clássicos que vão parar o futebol brasileiro. No sábado (3), Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentam, pela primeira vez na temporada, na Arena MRV às 19h30. No domingo (4), a Supercopa do Brasil acontecerá no Mineirão em um duelo disputado entre Palmeiras e São Paulo às 16h.

Além disso, alguns blocos vão desfilar em diversas regiões da capital mineira para celebrar o Carnaval de 2024. Um dos maiores acontece bem no Centro, onde a folia será comandada pela Banda Mole.

Por causa desses três grandes eventos, a Polícia Militar (PM) preparou um esquema especial para garantir a segurança de todos.

Supercopa no Mineirão

O diretor de operação da PM, coronel Flávio Godinho, destacou saber da rivalidade que existe entre as torcidas do São Paulo e do Atlético e das torcidas organizadas do Cruzeiro e Palmeiras.

Ele ainda explicou durante coletiva que a operação da Supercopa que acontece no domingo (4) já começou hoje (2) mesmo.

“Nós mandamos para Extrema, em torno de 25 viaturas, para fazer a escolta da torcida do São Paulo e do Palmeiras”, relata.

O primeiro comboio será realizado com torcedores do Palmeiras na noite deste sábado (3). A Polícia Militar de São Paulo acompanha os integrantes até a divisa do estado mineiro. A PMMG assume e faz a escolta de cerca de 55 ônibus até Belo Horizonte. Eles chegam de manhã e são recepcionados pela Galoucura.

Por volta de 1h da manhã do domingo, viaturas da Polícia Militar encontram com veículos da torcida do São Paulo em Extrema, no Sul do estado. Eles seguem direto e devem chegar, por volta de 13h já no Mineirão.

Na ida para BH, os ônibus não param e seguem direto até a capital mineira. Isso acontecerá também na volta, ao fim do jogo.

Flávio Godinho afirma que o esquema de “meio a meio” será muito similar ao que acontece entre Cruzeiro e Atlético-MG. E que o efetivo utilizado neste jogo é muito maior do que normalmente tem no clássico mineiro por causa do alto risco de brigas que a corporação já tem ciência.

“Onde, geralmente, a torcida do Cruzeiro fica na [rua] Rei Pelé, antiga rua C, ela será destinada à torcida do São Paulo. A torcida do Palmeiras vem pela Antônio Carlos e para atrás do Mineirinho”, diz.

Após o fim da partida, quem torcer para o time vencedor deve ficar dentro do estádio entre uma e duas horas. Enquanto isso, a outra torcida vai para os ônibus e retornam para São Paulo.

Cruzeiro x Atlético na Arena MRV

O clássico que acontece na noite deste sábado (3) terá torcida única. E a Polícia Militar reforça que essa decisão não partiu da corporação. Esse foi, na verdade, um acordo entre Cruzeiro e Atlético-MG.

Apesar disso, um policiamento especial acontecerá antes, durante e depois do clássico em vários locais.

“O emprego da tropa também será muito grande com o batalhão da tropa de choque, com a Polícia Militar Rodoviária, bem como dos pontos onde podem haver confrontos”, diz.

A Polícia Militar não informou a quantidade total de viaturas e policiais que vão trabalhar durante as duas partidas, mas garantiu que será suficiente para garantir a segurança de todos.

Desfile Banda Mole

A PM também reforça o efetivo nas ruas durante o desfile da Banda Mole que está marcado para acontecer a partir de 13h na avenida Afonso Pena, entre as ruas da Bahia e do Guajajaras.

Como há um grande número de pessoas, o coronel Godinho orienta pessoas a não saírem com correntes expostas e com os pertences bem guardados.

“Já é de conhecimento da Polícia Militar que nesses eventos o números de furtos de celulares aumentam. Então, por isso, o cuidado deve ser redobrado”, completa.

Haverá patrulhas específicas para receber qualquer mulher que sofreu com importunação ou qualquer outro problema no bloco.

Edição: Lucas Negrisoli
João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!