PM reforçará policiamento do Réveillon na orla da Pampulha com drones inteligentes

Três equipamentos serão usados pela Polícia Militar para oferecer mais segurança aos presentes (BH.GovBr/AgataJasmine/MM Efeitos Especiais+PMMG/Divulgação)

Um superesquema de policiamento está sendo montado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) par a festa de Réveillon realizada na orla da Lagoa da Pampulha, desta vez com o auxílio de drones, além do esquema de segurança de militares, guardas municipais e agentes da BHTrans.

O Comando de Aviação da PMMG (Comave) empregará três drones para potencializar o policiamento realizado pelo 34º Batalhão da PM e Comando de Policiamento Especializado (CPE) na festa. Nos últimos anos, segundo organizadores, o show de fogos levou à orla mais de 60 mil pessoas.

Tecnologia de ponta

De acordo com a PMMG, será usado um drone que tem zoom de 180 vezes para localizar indivíduos suspeitos e transmitir para o celular dos militares empregados, em tempo real, as imagens captadas.

Também será usado um drone equipado com lanterna e alto falante visando transmitir informações para as pessoas e indicar a localização de indivíduos suspeitos às equipes em solo.

O terceiro drone contará com sistema de lançamento de carga e será usado para lançamento de boias caso seja necessário socorrer algum banhista.

Drones foram usados ao longo de 2018 em treinamentos da PM                                         (PMMG/Divulgação)

O emprego dos drones visa potencializar o forte esquema de policiamento já montado pelo  34º BPM e pelo CPE para garantir a segurança dos presentes. Serão empregados um pelotão completo de choque e dezenas de militares e viaturas policiais.

Drones da PMMG

O Comave tem atualmente seis drones em condições de emprego na capital e no interior do Estado e há uma emenda parlamentar aprovada destinada à compra de mais 11 para equipar os sete Batalhões do CPC, três unidades do CPE e complementar os recursos disponíveis no Comave.

O emprego experimental de drones realizados ao longo de 2018 pelo Comave permitiu a conclusão de que eles são ferramentas capazes de aumentar o campo de visão do policial e ajudá-lo a coletar informações cruciais à medida que as situações se desenvolvam, sem colocar os policiais em risco, reduzindo a possibilidade de danos para as pessoas e para o patrimônio.

As equipes estarão no posto de comando a partir das 20h30 do dia 31 de dezembro.

Da PMMG

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!