Por que 15 de agosto é feriado em Belo Horizonte?

BH
Feriado municipal é religioso (Henrique Coelho/BHAZ)

Muitas pessoas confundem o motivo de o dia 15 de agosto ser feriado na capital. Para quem não sabe, nesta data, comemora-se o dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, a padroeira de Belo Horizonte.

Esta é uma denominação de Maria, mãe de Jesus e a data ainda é conhecida como dia da Assunção de Nossa Senhora ou Glória de Nossa Senhora. Foi o dia em que ela teria subido aos céus, após sua morte.

O que muitos não sabem é que é feriado em Belo Horizonte por conta de uma lei municipal de 1967. Este documento torna oficiais quatro feriados religiosos na capital, são eles: Paixão de Cristo; 4 de junho, Corpus Christi; 15 de agosto, Assunção de Nossa Senhora e 8 de dezembro, Imaculada Conceição.

De acordo com padre Marcelo Silva, pároco da Igreja da Boa Viagem, algumas pessoas relacionam o feriado de 15 de agosto com o de 8 de dezembro. Porém, essas duas datas não têm nada em comum.

No dia 8 de dezembro, é comemorado o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que era um feriado nacional. Mas por falta de embasamento legal, essa data tornou-se apenas um feriado local, já que na capital havia muitos devotos da Santa.

O dia 12 de dezembro é a data de fundação de Belo Horizonte. É o aniversário da cidade. Para não ficarem dois feriados tão próximos – 8 e 12 de dezembro – no dia 8, é celebrado não só o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, mas também o aniversário de Belo Horizonte.

A ideia foi juntar dois feriados para serem comemorados em um mesmo dia, o que contribui para aumentar a confusão, já que muitas pessoas passam a acreditar que a padroeira de Belo Horizonte é Nossa Senhora da Conceição, esquecendo-se de Nossa Senhora da Boa Viagem.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!