Pesquisar
Close this search box.

BH tem postos de coleta de doações para a população do Rio Grande do Sul; veja onde doar

Por

doações rs
Em Belo Horizonte, há vários postos de coleta de doações que serão levadas às vítimas no Rio Grande do Sul (Marinha do Brasil/RS)

A situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos em decorrência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul tem mobilizado uma rede de solidariedade em todo o país. Em Belo Horizonte, há vários postos de coleta de doações que serão levadas ao estado.

Para facilitar as doações financeiras, o governo do Rio Grande do Sul ativou a chave Pix (CNPJ) 92.958.800/0001-38, que recebe qualquer quantia em dinheiro.

Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades.

Em Belo Horizonte, também há pontos de coleta de mantimentos, roupas e produtos de higiene pessoal. Veja os endereços abaixo:

Aeroporto da Pampulha

O Aeroporto da Pampulha começou a receber doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul a partir desse domingo (5). A unidade está recebendo alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal que serão doados às pessoas desabrigadas e desalojadas por causa das fortes chuvas do estado.

As pessoas poderão colocar as doações em um posto de coleta devidamente identificado no terminal de passageiros. Todo o material será encaminhado aos órgãos de defesa e proteção social do Rio Grande do Sul.

Endereço: Praça Bagatelle, 204 – São Luiz, Belo Horizonte

Aeroporto de Confins

O Aeroporto de Confins é outro ponto de coleta de mantimentos. Por lá, podem ser entregues alimentos não perecíveis, roupas, ração para gato e cachorro, cobertores e travesseiros, brinquedos, fraldas, roupas íntimas e absorventes.

Não podem ser doados produtos de limpeza que contenham alvejantes ou corrosivos, produtos inflamáveis como álcool 70%, óleo de cozinha, botijão de gás, lamparinas ou velas.

Endereço: LMG-800, nº 76 – Confins

Servas

Em parceria com a Defesa Civil de Minas Gerais, o Servas está arrecadando cobertores, água, produtos de higiene e limpeza, além de doações via Pix, pela chave: [email protected].

Endereço: Avenida Cristóvão Colombo, 683 – Funcionários. Aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Petz

As unidades da loja de produtos para animais de estimação Petz em Belo Horizonte também estão recolhendo mantimentos a serem entregues à população do Rio Grande do Sul.

Endereços: Av. Nossa Sra. do Carmo, 1448 – São Pedro e Av. Professor Magalhães Penido, 1000 – Liberdade.

PUC Minas

A PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), por meio da Pastoral Universitária, está realizando campanha para ajudar os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Lá, é possível doar roupas, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza. As doações podem ser entregues a partir desta terça (7), no Centro de Espiritualidade dos campi e unidades.

Na PUC Minas Praça da Liberdade as doações deverão ser entregues diretamente na Pastoral da unidade, sala 414 do prédio 3 – PIC.

Endereços:

PUC Minas campus Coração Eucarístico – Av. Trinta e Um de Março – Coração Eucarístico, Belo Horizonte

PUC Minas São Gabriel – Rua Walter Ianni, 255 – São Gabriel, Belo Horizonte

PUC Minas Praça da Liberdade – Av. Brasil, 2023 – Funcionários

PUC Minas Barreiro – Av. Afonso Vaz de Melo, 1200 – Barreiro

PUC Minas Betim – R. do Rosário, 1081 – Angola, Betim

Mascate Runeria

A Mascate Runeria, bar localizado no bairro Floresta, na região Leste de Belo Horizonte, também está arrecadando mantimentos para a população do Rio Grande do Sul.

O estabelecimento recebe doações durante todo o horário de funcionamento da unidade: de segunda à sexta 11h às 15h e aos fins de semana e feriados das 12h às 15h. À noite, de quarta a domingo, o bar abre das 18h às 2h.

Endereço: Av. do Contorno, 1790, Floresta

Una

A Faseh (Faculdade da Saúde e Ecologia Humana), Faculdade Milton Campos e os Centros Universitários Una e UniBH – instituições de Ensino Superior que integram o ecossistema Ânima – estão realizando a campanha Todos Juntos em prol da população afetada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Os donativos podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, na portaria das unidades e serão enviados, por intermédio dos Correios, para as prefeituras das cidades mais atingidas.

Endereços para doações:

Campus Aimorés – Rua dos Aimorés, 1545 – Lourdes

Campus Barreiro – Av. Afonso Vaz de Melo, 465 – Barreiro

Campus Cristiano Machado – Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 – Fernão Dias

Campus Liberdade – Rua da Bahia, 1200 – Centro

Campus Linha Verde – Av. Cristiano Machado, 11157 – Vila Suzana

Campus Betim – Rua Milton Campos, 500 – Jardim Alterosa, Betim

Campus Contagem – Rua João Gomes da Silva, 500 – Jardim Riacho das Pedras, Contagem

UniBH

Endereço: Avenida Professor Mário Werneck – 1685 – Buritis

Milton Campos

Endereço: Faculdade Milton Campos – Rua Senador Milton Campos, 202 – Vila da Serra – Nova Lima

Faseh

Endereço: Rua São Paulo, 958 – Parque Alterosa – Vespasiano

Emater-MG

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) está arrecadando doações destinadas às comunidades afetadas pelas enchentes, no Rio Grande do Sul.

As doações podem ser entregues até sexta-feira (10), de 8h às 17h, na sede da Emater-MG, no bairro Gutierrez, em Belo Horizonte.

A empresa disponibilizou um caminhão-baú para transportar os donativos. O veículo sairá de Belo Horizonte com destino a Porto Alegre na semana que vem.

Endereço: Avenida Raja Gabaglia, 1.626 – Gutierrez, Belo Horizonte

Arquidiocese de BH

A Arquidiocese de Belo Horizonte também criou uma campanha que incentiva as doações. Cestas básicas, água potável, produtos de limpeza e roupas podem ser entregues na sede do Veaspam (Vicariato Social Político e Ambiental). Ele funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Endereço: Rua Além Paraíba, 208, Lagoinha, BH

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ