Semáforos da Praça da Liberdade ganham alertas sonoros para deficientes visuais

Reprodução/Youtube + Yuran Khan/Bhaz

Assim como os semáforos da Praça Sete, os sinais ao redor da Praça da Liberdade agora também possuem alertas sonoros para auxiliar na travessia de pessoas com deficiência visual e idosos.

Em operação desde a última quinta-feira (6), os alertas foram instalados pela BHTrans no entorno do ponto turístico, no eixo da avenida Brasil, entre as avenidas Cristovão Colombo e Bias Fortes, incluindo a travessia da rua da Bahia (em frente ao Instituto Isabela Hendrix) e a rua Santa Rita Durão com avenida Cristóvão Colombo.

Atualmente, além das praças Sete e da Liberdade, outros três pontos da capital já contam com alertas sonoros nos semáforos: avenida Augusto de Lima com avenida do Contorno (Instituto São Rafael), avenida Paraná com rua dos Tamoios e rua dos Tupis com rua São Paulo. A BHTrans ainda pretende instalar o equipamento nas redondezas do Mercado Central.

Como funciona?

Uma caixa amarela instalada no poste do semáforo para pedestres emite o som: “bip-bip”. Isso significa que a via está liberada para a travessia segura do pedestre.

Quando o tempo da travessia está terminando, o aviso sonoro vai ficando mais acelerado. Nesse momento, o pedestre sabe que a travessia não é mais segura e o trânsito para os carros ficará liberado.

A ausência de som, contudo, indica que a via está liberada para o tráfego de carros e, portanto, bloqueada para travessia de pedestres.

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!