Pré-candidatas LGBT querem enfrentar preconceito na Câmara Municipal de BH

Nas próximas eleições municipais, em outubro deste ano, Belo Horizonte poderá ter duas candidaturas inéditas: a de uma mulher trans e a de um homem que se identifica tanto com o gênero masculino quanto com o feminino. Defensora dos direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) no cenário belo-horizontino, a dupla anunciou nesta semana a pré-candidatura a uma cadeira na Câmara Municipal.

Os responsáveis por encerrar um tabu em BH são a bailarina, atriz e performer Cristal Lopez e o artista e educador Ed Marte, que pretendem se lançar ao parlamento da cidade pelo PSOL. Além do ato por si só já ser uma quebra de paradigma, o feito se potencializa ao se tratar da Câmara de Belo Horizonte.

Em abril deste ano, o plenário da CMBH rejeitou o projeto de lei que previa a instituição do Dia Municipal LGBT, em Belo Horizonte. Atualmente, há um outro projeto tramitando, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos órgão públicos em reconhecer o nome social. A proposição, no entanto, segue fora da pauta de plenário desde 2014, quando foi apresentada.

“Se eu for eleita, poderá haver resistências e retaliações por parte de vereadores mais conservadores, mas sou forte o suficiente para isso”, disse à Bhaz Cristal Lopes, 33. Ela defende que a presença de representantes da minoria na esfera pública pode mudar o cenário atual e, portanto, espera ser eleita em outubro de 2016.“Decidi entrar para a política quando percebi que os meus direitos e os direitos das minorias estavam sendo ceifados”, contou.

O outro pré-candidato é o artista e educador Ed Marte, 48, que prefere não ser rotulado. “Sou queer, sem rótulos de gênero. Nem masculino nem feminino”, afirmou. Ele disse que, se for eleito, pretende não só defender os direitos LGBT como também atuar em outras frentes, como mobilidade urbana.

No entanto, para ele, a representatividade da minoria no poder público é essencial, sobretudo, no atual momento político que o país atravessa.“Com esse governo, tudo que conseguimos pode ser jogado fora. Por isso, a representatividade importa muito agora”, disse.

Cristal e Ed, apesar de desejaram se candidatar pelo mesmo partido, afirmam não haver concorrência entre eles. “Independente de ganhar estaremos juntos”, disse Ed.

A legenda deve formalizar as candidaturas em julho.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!