Prédio do IEMG atingido por incêndio estava em processo de regularização de certificado de segurança

iemg
Bombeiros foram chamados para combater incêndio no prédio nesta manhã (Sofia Leão/BHAZ)

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do prédio do IEMG (Instituto de Educação de Minas Gerais), que pegou fogo nesta quarta-feira (22), ainda estava em processo de regularização. O documento é o que certifica que uma edificação segue todas as regras de combate a incêndios e permite a circulação de pessoas no local.

O instituto estava na etapa de ajustes do documento, o que não impede o funcionamento. “A informação que temos até o momento é de que a edificação estava em controle com o Corpo de Bombeiros para a questão do acerto junto à regularização”, afirmou o capitão Fabrício Eduardo Dalfior, que atuou no combate ao incêndio.

Estrutura do prédio

A avaliação da corporação para conceder o AVCB a um prédio analisa uma série de medidas técnicas e estruturais para garantir a segurança em caso de incêndio. Entre elas, são analisadas instalações elétricas, saídas e sinalização de emergência e extintores.

Alunos ouvidas pela reportagem do BHAZ relatam que o prédio da escola não tinha alarme de incêndio e que, na saída para escapar das chamas, havia apenas um extintor de incêndio.

O BHAZ procurou a Secretaria de Educação de Minas Gerais, responsável pela gestão do prédio, e aguarda retorno.

Bombeiros atuam no local

Segundo o Corpo de Bombeiros, a escola já foi evacuada no fim desta manhã, e dentre as pessoas retiradas do prédio estão seis crianças. Não há vítimas dentro do edifício, mas algumas pessoas inalaram fumaça e estão sendo atendidas do lado de fora.

Por volta das 11h, os bombeiros já haviam atendido 14 pessoas, que foram encaminhadas ao Hospital João XXIII com o apoio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Todas elas inalaram fumaça, mas não têm quadro de saúde considerado grave.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!