Prefeito de BH e ministro das Cidades anunciam obras; mas falta definir valores e datas

Expectativa é que obras comecem ainda no primeiro semestre deste ano

Obras nas áreas de infraestrutura e habitação, saneamento básico, coleta e tratamento de resíduos sólidos e prevenção a desastres naturais serão financiadas  pelo Ministério das Cidades junto à  Prefeitura de Belo Horizonte. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (15) em coletiva do prefeito Alexandre Kalil e o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

Durante a coletiva para divulgar os investimentos, os dois não detalharam as obras nem os valores que serão investidos. Segundo informou o ministro, isso ainda depende da aprovação dos projetos e  da definição do cronograma das obras. Ele afirmou que a visita a BH é um sinalização do apoio do governo Federal aos projetos da prefeitura. “Vamos dar total suporte à Prefeitura de Belo Horizonte, contribuindo com investimentos do programa Avançar, do Governo Federal. Vamos disponibilizar recursos para Belo Horizonte, especialmente para investir no saneamento básico, que é a preocupação da sua gestão”, comentou Baldy. A expectativa é que as intervenções sejam iniciadas ainda neste primeiro semestre.

O prefeito Alexandre Kalil afirmou que “acha importante que a população saiba que há uma nova ordem. Nós vamos a Brasília, nós caminhamos para que tenhamos os recursos no saneamento, na habitação. São áreas que eu falei muito durante a campanha e, por isso, estamos peregrinando atrás desses recursos”. Além das obras de infraestrutura, Kalil apresentou ao ministro projetos que visam melhorar a qualidade de vida e a segurança da população da capital.

O prefeito Alexandre Kalil levou o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, aos locais que receberão as obras (PBH/Divulgação)

“Investimentos grandiosos”

Baldy classificou as obras de infraestrutura como “investimentos grandiosos”, principalmente as intervenções previstas no Córrego Cachoeirinha, no Ribeirão Onça e no Ribeirão Pampulha, que são importantes para a prevenção de enchentes. O pacote de intervenções ainda prevê obras no Viaduto Leste e na Via 710, que ligará as regiões Leste e Nordeste da capital.

Para dar prosseguimento às conversas, o secretário de Obras da prefeitura de Belo Horizonte, Josué Valadão, e a superintendente da Sudecap, Beatriz de Moraes Ribeiro, vão a Brasília nesta terça-feira (16), para discutir o cronograma das obras e definir, com Baldy, as prioridades.

 

Jefferson Lorentz

Jeff Lorentz é jornalista e trabalhou como repórter de pautas especiais para o portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!