Prefeitura de BH amplia vacinação contra Meningite C para crianças e trabalhadores da Saúde

Vacinação infantil
Objetivo é dar oportunidade a crianças até 10 anos ainda não vacinadas (José Cruz/Agência Brasil)

A partir desta quarta-feira (13), crianças de até 10 anos de idade que ainda não tenham recebido a vacina contra a Meningite C, além de trabalhadores da Saúde. De acordo com a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), a ampliação do público segue orientação do Ministério da Saúde.

“O objetivo desta ação é dar oportunidade a todas as crianças até 10 anos de idade ainda não vacinadas para que façam sua proteção”, justifica a administração municipal.

A PBH ainda reforça que a vacina é contraindicada para pessoas que tiveram reações de hipersensibilidade a doses anteriores, gestantes e mulheres que estejam amamentando.

Mais detalhes

A vacina estará disponível nos 152 Centros de Saúde da capital mineira, e, ainda conforme a PBH, os trabalhadores da Saúde devem receber apenas uma dose da vacina. Para eles, é necessário apresentar documentação que comprove a atuação na área, como o registro em conselhos ou contracheque.

Já para crianças, o imunizante é indicado em duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade, e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade. Se a criança de até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose da meningocócica C.

Já os trabalhadores de saúde, mesmo com o esquema vacinal completo, podem se vacinar com mais uma dose. Os endereços e horários de funcionamento dos Centros de Saúde estão disponíveis neste link.

Meningite C

Meningite é o nome dado às infecções membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal (as meninges). A vacina contra a Meningite C protege contra o sorogrupo C da bactéria conhecida como meningococo.

Uma pessoa contaminada pode transmitir por gotículas e secreções. Os principais sintomas são febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e alterações neurológicas.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!