TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Privatização do metrô em BH prevê criação de nova linha e ‘congelamento’ da tarifa

23/09/2022 às 16h52
privatização metrô bh
O Governo Federal publicou, nesta sexta-feira (23), o edital que prevê a privatização do metrô de BH. O leilão ocorrerá dia 22 de dezembro (Amanda Dias/BHAZ)

O Governo Federal publicou, nesta sexta-feira (23), o edital que prevê a privatização da CBTU-BH (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). A empresa vencedora do leilão terá a reponsabilidade pela gestão, operação e manutenção da rede, incluindo a Linha 1 (Novo Eldorado – Vilarinho), já operante, e a Linha 2 (Nova Suíça -Barreiro), a ser implementada na capital mineira.

O leilão ocorrerá dia 22 de dezembro, na Bolsa de Valores de São Paulo. O contrato prevê o investimento de aproximadamente R$ 4 bilhões no sistema metroviário de Minas Gerais ao longo de 30 anos.

Atualmente, o serviço possui apenas uma linha (Linha 1) que atende os municípios de Belo Horizonte e de Contagem, em 28 quilômetros de extensão. Com a concessão, será feita a requalificação e ampliação da linha existente e também será construída uma nova linha (Linha 2) que terá sete novas estações e 10,5 km de extensão.

A previsão é que as novas estações comecem a ser inauguradas a partir do quarto ano da concessão e que todas estejam operacionais no sexto ano. Também caberá a empresa garantir a renovação da frota de trens e a modernização dos sistemas e da infraestrutura do metrô de BH.

O que muda para os passageiros?

Segundo o edital, a concessão prevê uma série de benefícios aos passageiros, como a disponibilização de sanitários gratuitos nas estações, a melhoria na conexão com as linhas de ônibus municipais e intermunicipais e a redução do intervalo entre as viagens.

Para monitorar a qualidade do serviço, o edital estabelece indicadores e metas de desempenho, bem como penalidades e multas em caso de descumprimento. Após os investimentos, o sistema deve beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente, dos quais 50 mil devem utilizar a nova Linha 2.

A privatização não implicará aumento do preço da passagem, que atualmente custa R$ 4,50 em Belo Horizonte.

Greve do metrô em BH

Contrários aos processo de privatização do metrô, os trabalhadores do setor estão em greve há quase um mês em Belo Horizonte. A paralização começou no dia 25 de agosto depois que o Tribunal de Contas da União aprovou, em plenário, a privatização da CBTU-BH (veja aqui).

Atualmente o serviço funciona em uma escala mínima de 60%. Durante o movimento paredista, as bilheterias do metrô funcionam das 5h40 às 23h e as estações estão abertas das 5h15 às 23h para quem já possui cartão ou bilhete do metrô. 

Os intervalos entre trens, nos dias úteis, é de 9 minutos nos horários de pico e 25 minutos nos demais horários. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o horário de pico da tarde é das 16h30 às 19h.

Aos sábados, o intervalo entre viagens 20 minutos até 12h e 25 minutos após este horário. Já aos domingos, o intervalo entre trens é de 32 minutos durante todo o dia.

Editado por: Roberth R Costa

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
InstagramLinkedIn

Larissa Reis

Email: [email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.
InstagramLinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ