Defesa alega insanidade de acusado de matar estudante que atropelou cão; processo é suspenso

Anderson Barbosa de Siqueira
Anderson Barbosa de Siqueira é acusado de matar o estudante Gabriel Ângelo (Reprodução/Redes sociais)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais suspendeu o processo contra o ex-policial penal Anderson Barbosa de Siqueira até a solução do incidente de insanidade mental, proposto pela defesa do réu. O homem de 42 anos foi acusado de matar o estudante Gabriel Ângelo Oliveira Araújo em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, em agosto deste ano (relembre abaixo). Ele continua preso e os prazos, inclusive prescricionais, são interrompidos enquanto o processo está suspenso.

A decisão da juíza Fernanda Chaves Carreira Machado, da 1ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri da Comarca de Ribeirão das Neves, foi tomada depois que a defesa de Anderson alegou que o réu sofre de transtornos mentais. Dessa forma, a medida adotada “trava” o prazo de prescrição temporariamente até que os exames que comprovem o estado de saúde mental do acusado sejam concluídos e juntados aos autos.

“Havendo dúvidas a respeito da sanidade mental do réu (…) instauro incidente de insanidade mental, a fim de submeter o referido réu a exame. (…) suspendo o processo até a solução do incidente e nomeio curador do réu o seu Defensor constituído, que já vem atuando nestes autos como seu defensor e servirá sob o compromisso de seu grau”, diz um trecho da decisão.

Anderson será submetido a exames periciais no IML (Instituto Médico Legal) “devendo o agendamento ocorrer no menor tempo possível”. Com isso, espera-se entender se o réu era “inteiramente incapaz de entender o caráter criminoso do fato”.

Jovem é morto a tiros após atropelamento de cachorro

O jovem Gabriel Ângelo Oliveira Araújo, de 26 anos, foi morto a tiros após o atropelamento de um cachorro em agosto deste ano, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de BH. Ele estava em um carro conduzido pelo primo.

Segundo a Polícia Militar, antes do crime, a vítima estava no veículo Fox com o primo e a tia, quando um cachorro entrou na frente do carro. O motorista disse aos policiais que não conseguiu desviar, pois o cão apareceu de forma repentina.

Os três seguiram para a casa da tia da vítima, que decidiu parar para usar o banheiro. Enquanto os rapazes esperavam por ela do lado de fora, Anderson Barbosa de Siqueira surgiu numa moto questionando se Gabriel havia atropelado o cachorro.

Antes de receber a resposta, o suspeito sacou uma arma e disparou em direção aos ocupantes do veículo. O motorista do Fox levou o primo baleado para o Hospital São Judas Tadeu, ainda vivo. Durante o registro da ocorrência com a Polícia Militar, o jovem não resistiu aos ferimentos e morreu.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!