Professor de BH é destaque nacional em práticas inovadoras de ciências; conheça

professor bh destaque
Fábio Fialho é coordenador do laboratório de ciências do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) (PBH/Divulgação)

O professor Fábio Fialho Meneguesso, coordenador do laboratório de ciências do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), da Prefeitura de Belo Horizonte, teve suas práticas inovadoras de ensino de ciências reconhecidas entre as 10 melhores do Brasil.

Para concorrer à seleção, Fábio inscreveu práticas desenvolvidas em diversas escolas que utilizam os laboratórios do Clic. Seus projetos buscam tornar o ensino de ciências mais envolvente e acessível, utilizando a abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

De acordo com o professor, os alunos são incentivados a mesclar conceitos das disciplinas para resolver situações que unem ciência e tecnologia. “O mundo está cada vez mais tecnológico, então acho importante que eles tenham acesso a essas áreas alinhadas ao STEM”, explica ao BHAZ.

A seleção foi feita pelo Lmitless Space Institute, nos Estados Unidos. Mineiro de coração, Fábio fala sobre essa oportunidade. “Vim para BH em 2015 e não pretendo sair daqui. Foi uma terra que me acolheu e tenho tido muito sucesso. Ainda quero fazer mais pela educação da rede municipal”, afirma.

Práticas Inovadoras

Professor em BH desde 2018, Fábio é um entusiasta da formação prática em ciências. “Construímos narrativas e trazemos um problema para que os alunos proponham uma solução. Minha ideia é deixar o professor apenas como um mediador, o verdadeiro protagonista é o estudante.” 

O coordenador do Clic conta que suas práticas se baseiam em um “ensino por investigação”. Utilizando a abordagem STEM, Fábio propõe atividades que desafiam os estudantes a aplicarem conceitos de ciência e tecnologia para resolver problemas do mundo real. 

Um exemplo marcante é a web série “Clube Lubi Nuci”, que leva os personagens a experimentações no laboratório de ciências, com a orientação do professor. Com todos os episódios acessíveis em Libras (Língua Brasileira de Sinais), a produção alcançou sucesso nos palcos do Palácio das Artes e no Sesc Palladium. 

Além disso, práticas como a simulação do sistema nervoso, a construção de catapultas com robótica, e a criação de foguetes com circuitos demonstram a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. 

Edição: Roberth Costa
Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!