Professores da rede municipal de BH decidem iniciar greve na próxima segunda-feira

A partir desta segunda-feira (18), os professores da rede municipal de Belo Horizonte estarão de greve. Os profissionais da educação cobram reajuste salarial, unificação de carreira da educação infantil, entre outros.

Os servidores municipais se reuniram em assembleia na Praça da Estação, no Centro, e depois saíram em passeata até a porta da Prefeitura de Belo Horizonte.

A categoria relata que já apresentou as propostas para a prefeitura, mas não foi chamada para discutir a situação. “Queremos um salário digno. A prefeitura não cumpre a lei federal nacional do piso da educação. No ano passado, a inflação foi de 13% e este ano 11%, sendo que em 2015 foi zero por cento de reajuste”, afirmou Wanderson Rocha, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede).

Além do reajuste salarial, os professores cobram sete horas de planejamento para os educadores, e questionam dois projetos de lei que estão tramitando na Câmara Municipal de Belo Horizonte. “Um deles quer tirar o índice para quem se aposentar sem paridade. O projeto quer tirar o índice do INSS e criar um novo. O outro quer criar uma empresa para fazer a gestão administrativas das escolas e das Umeis”, comentou Rocha.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), uma pauta com reivindicações foi montada e será entregue para o governo. Uma nova assembleia foi marcada para discutir a situação.

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!