Sem aulas: Professores da rede municipal de BH fazem paralisação amanhã e sinalizam greve

Escola municipal
Cadastro Escolar em Minas Gerais pode ser feito até a próxima segunda (6) (Amanda Dias/BHAZ)

As escolas municipais e EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) de BH não devem ter aulas nesta terça-feira (8). Isso porque os trabalhadores da categoria farão paralisação e se reunirão em assembleia para votar a proposta de reajuste salarial oferecida pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).

O Sind-REDE/BH (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte) convocou a assembleia para a Praça da Estação, às 14h. De acordo com a entidade, há indicativo de greve.

Além da apreciação da proposta da PBH para a campanha salarial de 2022, também estará em pauta a deliberação de um calendário de mobilização. O sindicato ainda ressaltou que não haverá corte de ponto para os trabalhadores que participarem da assembleia.

Reivindicações

A diretoria colegiada do Sind-REDE argumenta que a proposta de reajuste da SMED (Secretaria Municipal de Educação) culminará no descumprimento da Lei Nacional do Piso Nacional do Magistério para os primeiros sete níveis da carreira da educação.

A proposta da secretaria é que o reajuste de 11,77% seja pago de forma parcelada, com 5% em agosto deste ano e 6,77% em janeiro de 2023.

A diretoria também critica a proposta de extinção dos primeiros níveis e reenquadramento dos profissionais que passarão a receber abaixo do piso. “Na prática isso significará o achatamento da carreira do professor municipal”, defende o sindicato.

Depois da assembleia, os trabalhadores realizarão um ato na porta da PBH. Em seguida, às 17h30, a categoria vai se incorporar ao ato do Dia Internacional da Mulher, convocado pelo movimento 8M Unificado.

O que diz a PBH?

Procurada pelo BHAZ, a PBH informou que respeita o direito à livre manifestação. A prefeitura ainda prevê que o reajuste e outras demandas propostas para a categoria sejam aprovadas durante a assembleia.

“O município reafirma que, mesmo diante de tantos desafios nos últimos anos, não mediu esforços para ofertar a recomposição inflacionária a todo o funcionalismo e para atender a demandas específicas e históricas. Destaca, ainda, que nunca atrasou ou parcelou o salário, nem mesmo na pandemia”, defende a prefeitura.

Ainda conforme a administração municipal, no caso da educação, comparando dezembro de 2016 e dezembro de 2022, os aumentos serão:

  • Professores da Educação Infantil: 140,18% de aumento na remuneração média no período (considerando o aumento proposto).
  • Professores do Ensino Fundamental: 73,32% de aumento na remuneração média no período (considerando o aumento proposto).
Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!