TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Projeto que prevê tarifa zero nos ônibus de BH avança na Câmara

05/06/2025 às 15h19 - Atualizado em 05/06/2025 às 15h34
(Amanda Dias/BHAZ)

O projeto de lei que prevê adoção de tarifa zero nos ônibus de Belo Horizonte avançou na Câmara Municipal de Vereadores nesta quinta-feira (5). A proposta, idealizada pela vereadora Iza Lourença (PSOL), foi aprovada pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços, e vai passar por outras duas comissões antes de ir a plenário.

O texto foi aprovado pela maioria dos integrantes da comissão, com três votos a favor do parecer do relator Lucas Ganem (Podemos), e dois contrários.

Veja também


Um dos integrantes da comissão, Rudson Paixão (Solidariedade), comentou a proposta: “A aprovação deste projeto vai ajudar muito as pessoas de BH. Proporcionar uma tarifa zero para os cidadãos belo-horizontinos é primordial”.

Veja como votaram os vereadores:

Braulio Lara (Novo) – contra
Cleiton Xavier (MDB) – a favor
Lucas Ganem (Podemos) – a favor
Pablo Almeida (PL) – contra
Rudson Paixão (Solidariedade) – a favor

Agora, antes de chegar ao Plenário, o projeto tramitará nas comissões de Administração Pública e de Orçamento.

Entenda

Um dos pontos do projeto prevê a instituição da Taxa do Transporte Público como forma de financiar um fundo que garantiria a melhoria da qualidade do serviço. A previsão é que a tarifa seja paga por empresas com 10 ou mais funcionários, que, em contrapartida, deixariam de arcar com vale-transporte para os empregados.

Este ponto, no entanto, foi alvo de uma emenda supressiva por parte da relatora, que argumenta que a taxa viola o Código Tributário Nacional e a Lei de Mobilidade Urbana (12.587/12). “A Taxa de Transporte de Público, tal como instituída pelo Projeto de Lei, afronta os princípios da referibilidade e da divisibilidade, uma vez que seria exigida em face de todas as pessoas jurídicas que exerçam atividades no município e empreguem 10 ou mais funcionários, independente do local de residência destes”, escreve a relatora no parecer.

projeto tem autoria de 22 vereadores da atual legislatura da Câmara de BH (Iza Lourença; Arruda; Cida Falabella; Cleiton Xavier; Diego Sanches; Dr. Bruno Pedralva; Dra. Michelly Siqueira; Edmar Branco; Helton Junior; Irlan Melo; Janaina Cardoso; Juhlia Santos; Leonardo Ângelo; Luiza Dulci; Neném da Farmácia; Osvaldo Lopes; Pedro Patrus; Pedro Rousseff; Rudson Paixão; Tileleo; Wagner Ferreira; Wanderley Porto).

A aprovação depende dos votos de dois terços da Câmara de BH, o que indica a necessidade de mais seis parlamentares votarem com os autores do texto.

Isabella Guasti

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023. Vencedora do prêmio CDL/BH de jornalismo 2024.
InstagramLinkedIn

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ