Propaganda eleitoral em BH será retomada nesta sexta-feira com tempo reduzido pela metade

Reprodução/EBC

O horário eleitoral gratuito em emissoras de rádio e televisão será retomado nesta sexta-feira (14) em Belo Horizonte. O tempo reservado para veiculação das propagandas eleitorais na televisão foi reduzido pela metade, em relação ao primeiro turno das eleições. Já as inserções diárias veiculadas no rádio e tevê mantiveram o mesmo tempo para cada candidato — 35 min diários. O segundo turno das eleições será realizada no dia 30 de outubro (domingo).

A redução do tempo de propaganda na tevê se deu em razão de acordo estabelecido entre os próprios candidatos que disputam o segundo turno na capital. João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS) apresentaram, na última semana, um documento junto à Justiça eleitoral, pleiteando o corte no tempo, de 10 min para 5 min, para cada candidato. Os postulantes à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) alegaram necessidade de redução de custos. Com efeito, na última sexta-feira (7), o juiz Bruno Terra Dias, responsável pela Presidência da Comissão de Propaganda Eleitoral em Belo Horizonte, atendeu o pleito dos candidatos.

Contagem

Em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, os candidatos Carlin Moura (PCdoB) e Alex de Freitas (PSDB) também fizeram acordo para reduzir o tempo de propaganda de 10 min para 5 min. Ele acordaram ainda em renunciar o tempo de propaganda no rádio. Na tevê, o horário eleitoral gratuito foi restabelecido nessa quarta-feira (12).

Montes Claros

Em Montes Claros, no Norte de Minas, a propaganda eleitoral no rádio e na TV inicia novamente em 15 de outubro. Os candidatos Humberto Solto (PPS) e Ruy Muniz (PSB) acordaram em manter o tempo fixado na legislação.

Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, o horário eleitoral gratuito foi reaberto na última terça-feira (11) — a data foi acordada entre os candidatos Bruno Siqueira (PMDB) e Margarida Salomão (PT). O tempo de propaganda fixado na legislação foi mantido.

 

 

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!