PUC Minas decide suspender aulas presenciais a partir de segunda; UFMG mantém calendário

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PUC suspendeu aulas presenciais, UFMG não (Divulgação/@pucminasoficial/Facebook + Amanda Dias/BHAZ)

A direção da PUC Minas decidiu neste domingo (15) suspender as aulas presenciais, a partir de amanhã, por conta do risco de contágio por coronavírus. Outras unidades de ensino de BH, como a UFMG, UniBH e UNA, resolveram manter o calendário normalmente, mas garantiram estar em permanentemente contato com as autoridades em saúde.

A suspensão das aulas na PUC, ocorre pelo menos até o fim deste mês. “A PUC Minas passa a adotar o Regime Letivo Remoto de atendimento e orientação aos alunos, por meio das plataformas SGA e Canvas, suspendendo todas as atividades presenciais”, diz, em trecho do comunicado (leia na íntegra abaixo).

O Comitê de Monitoramento do Coronavírus da universidade decidiu, ainda, suspender o funcionamento de setores de atendimento aos públicos interno e externo como clínicas, Museu de Ciências Naturais, e Complexo Esportivo. “Os demais setores funcionarão sob regime de plantão e para atendimentos que se mostrem imprescindíveis”, afirmou.

As viagens internacionais de docentes e funcionários da PUC foram canceladas e as viagens nacionais, restringidas. “Devem, em casos muito específicos, ser validadas pelos gestores acadêmicos e administrativos e com autorização da reitoria”, afirma.

UFMG e outras

A UFMG, no entanto, manteve as aulas e orientou que servidores, trabalhadores a alunos que viajaram ao exterior devem ficar 14 dias afastados das unidades. “Sugerimos, ainda, que permaneçam em casa”, complementa.

“Atividades acadêmicas como congressos, simpósios, cerimônias de formatura, posse e entrega de títulos honoríficos, eventos comemorativos, científicos, artísticos, culturais e esportivos e reuniões colegiadas amplas estão suspensas”, diz outro trecho da nota à comunidade da UFMG. Veja mais informações sobre a UFMG aqui.

Procuradas pelo BHAZ na última sexta, a UNA e a UniBH também afirmaram que as aulas estão mantidas.

Nota PUC Minas:

“O Comitê de Monitoramento do Coronavírus da PUC Minas reuniu-se no dia 15 de março de 2020 para definir e articular novos encaminhamentos em termos das medidas e ações acerca da prevenção ao contágio pelo coronavírus e a transmissão da COVID-19. Em consonância com as orientações do Ministério da Saúde, das autoridades de controle epidemiológico e orientações advindas do Ministério da Educação, a PUC Minas, entendendo a gravidade do momento, e consciente de sua responsabilidade em termos da contribuição para a imediata tentativa de controle da pandemia do coronavírus, decide:

a) A partir dessa segunda-feira, dia 16 de março, e, pelo menos, até 31 de março, a PUC Minas passa a adotar o Regime Letivo Remoto de atendimento e orientação aos alunos, por meio das plataformas SGA e Canvas, suspendendo todas as atividades curriculares presenciais;

b) As bases do Regime Letivo Remoto e seu modo e estratégias de funcionamento serão definidos pelas pró-reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-graduação e amplamente informadas a docentes (aulas e dedicação) e discentes;

c) No âmbito da pós-graduação lato sensu e stricto sensu, o Regime Letivo Remoto será definido pelos setores responsáveis;

d) Para as disciplinas que possuem atividades prático-laboratoriais, o cronograma de reposição será concentrado e estabelecido em conjunto pelos coordenadores de curso e professores responsáveis, com a supervisão dos Diretores dos Institutos e Faculdades, Diretores Acadêmicos e Chefes de Departamento;

e) Suspender o funcionamento de setores de atendimento aos públicos interno e externo como clínicas, Museu de Ciências Naturais, e Complexo Esportivo. Os demais setores funcionarão sob regime de plantão e para atendimentos que se mostrem imprescindíveis;

f) Sob orientação e com a aprovação da Pró-reitoria de Recursos Humanos, os setores administrativos da Universidade podem estabelecer dinâmicas e modos de trabalho do pessoal técnico-administrativo adotando, também, se o entendimento for este, regimes especiais, dentro do que se fizer necessário. A Pró-reitoria de Recursos Humanos vai divulgar nos próximos dias orientações específicas a esse respeito;

g) Ficam canceladas as viagens internacionais de docentes e funcionários, em função de atividades ligadas à Universidade;

h) Ficam restringidas as viagens nacionais, em função de atividades ligadas à Universidade, e que devem, em casos muito específicos, ser validadas pelos gestores acadêmicos e administrativos e com autorização pela Reitoria;

i) O Comitê de Monitoramento do Coronavirus vai se manter em permanente trabalho de acompanhamento e indicando eventuais revisões das decisões mencionadas acima, conforme o desenrolar dos acontecimentos.

Comitê de Monitoramento do coronavírus

Assinam o documento:
Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Professor Paulo Roberto – Chefe de Gabinete
Professor Mozahir Salomão Bruck – SECOM
Professor Sérgio Martins – PRORH
Professora Maria Inês Martins – PROGRAD
Professor Rômulo Albertini – PROINFRA
Professor Martinho Horta – Diretor do ICBS
Professor Henrique Guerra – Coordenador do Curso de Medicina Betim
Professora Juliana de Carvalho Moreira – Colégio Santa Maria Minas
Professor Ricardo Lúcio de Assis – Colégio Santa Maria Minas
Lourival Reis – PROINFRA”

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