Assassinatos em queda: Aglomerado da Serra registra redução de 75% no número de homicídios

Durante todo o ano, operações têm sido realizados na Serra (Henrique Coelho/BHAZ +Vitor Fórneas/BHAZ)

O Aglomerado da Serra está mais seguro. Ao menos é isso que divulga a Polícia Militar em relação ao número de homicídios. Em 2018, a média mensal de assassinatos no maior aglomerado de Belo Horizonte registrou uma queda de 75% em relação ao mesmo índice no ano passado. A estatística foi apresentada nesta quinta-feira (22) na unidade responsável pelo policiamento da região – a 127 Companhia da PM.

“Estamos fazendo esforços para combater o homicídio, tráfico de drogas e porte de armas na Serra. O Gepar (Grupo Especial de Policiamento em Área de Risco) tem trabalhado 24h por dia, pois se houver homicídio na região, o autor será identificado e responderá pelo crime cometido”, afirmou ao BHAZ o tenente Mauro Lúcio, do 22º Batalhão da PM. Os militares atribuem a queda de assassinatos à realização de operações em conjunto com a Polícia Civil.

No ano passado, foram registrados 17 homicídios no Aglomerado da Serra. Neste ano, até agora, foram anotados quatro – o que representa uma queda de 75% na média mensal.

Paz na Serra

Dando continuidade aos trabalhos na região, na manhã desta quinta-feira (22), foi desencadeada a operação Paz na Serra III. No aglomerado, dois jovens, de 19 e 24 anos, foram presos e nove mandados de busca e apreensão cumpridos.

Os materiais apreendidos foram: 93 pinos de cocaína, três buchas de maconha, três pistolas 9 mm, um rádio comunicador, R$ 3.564 em espécie, cinco dólares australiano, dois relógios e um celular.

Durante a operação, os jovens que foram presos tentaram fugir assim que avistaram a aproximação da PM. “Um deles tentou fugir pelos fundos da residência e o outro pulando uma casa. Acreditamos que foram informados por outros comparsas sobre a chegada da polícia”, relatou Mauro Lúcio.

Materiais apreendidos durante operação (Vitor Fórneas/BHAZ)

Inclusive, a comunicação existente entre as facções que atuam na região é apontada pelo tenente como um dos desafios a serem superados pela PM. “Eles se comunicam entre si e isso pode ocasionar em algum crime. Por isso, a PM atua para desarticulá-las”.

Um dos jovens presos nesta manhã tem passagens por tráfico de drogas e receptação de veículo roubado. Apesar dos presos não terem passagens por homicídio, o tenente não descarta a participação deles em crimes deste tipo.

Ao longo do dia, a operação continuará e outras pessoas podem ser presas na região. Sete equipes, com 28 policiais ao todo, estão empenhadas.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!