Restaurante de BH demite profissional que debochou de garçom com tranças: ‘Trabalha na feira hippie?’

funcionária demitida garçom tranças
O restaurante japonês Sushi Naka demitiu uma funcionária terceirizada acusada de criticar o cabelo trançado de um dos garçons (Arquivo pessoal)

O restaurante japonês Sushi Naka, localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte, demitiu uma funcionária terceirizada acusada de criticar o cabelo trançado de um dos garçons. Higor Antero trabalhava no local há quatro meses e relata ter sido proibido de trabalhar após adotar o novo penteado.

O rapaz conta que, no último sábado (19), foi tratado de forma ríspida pela dona do restaurante, que chegou a impedi-lo de trabalhar naquele dia. Em seguida, ele também foi destratado por uma funcionária responsável pelo setor jurídico do estabelecimento.

Por mensagens, a mulher reforçou o preconceito sofrido por ele. “Onde vc está com a cabeça de colocar trança no cabelo e ir trabalhar?”, escreveu ela.

Em seguida, ela chega a perguntar se Higor “trabalha na feira hippie”. “Você trabalha com japonês, não com brasileiro que é oba oba”, acrescentou.

Em nova nota enviada ao BHAZ, o Sushi Naka disse que a mulher que enviou as mensagens trabalhava de forma terceirizada. O restaurante reforça que ela “não responde pelo estabelecimento legalmente”.

“A pessoa que realizou as trocas de mensagem com o colaborador já se encontra, a partir de hoje, com o contrato de prestação de serviços cancelado. Lembramos que ela era uma profissional terceirizada e não tinha autorização para falar em nome do estabelecimento”, diz a nota (leia na íntegra abaixo).

Nota do Sushi Naka na íntegra

A empresa repudia qualquer ato dessa natureza sobretudo por sua origem oriental. O restaurante tem mais de 50% de negros em seu quadro de colaboradores e segue todas as normas e deliberações da vigilância sanitária.

A pessoa que realizou as trocas de mensagem com o colaborador já se encontra, a partir de hoje, com o contrato de prestação de serviços cancelado.

Lembramos que ela era uma profissional terceirizada e não tinha autorização para falar em nome do estabelecimento.

Ressaltamos que o fato está sendo apurado internamente com todo respeito a cultura étnica.

Arreda Pra Cá

Estreia nesta terça-feira (22), às 17h, o Arreda pra Cá, podcast do BHAZ que vai falar de tudo que o mineiro mais gosta: Minas Gerais, claro! Convidamos dez personalidades que têm tudo a ver com o nosso estado pra contar causos e bater um papo despreocupado no nosso sofá. Vai ter arte, cerveja, rolês, esporte e o que a gente tem de melhor: as nossas mineirices.

O esquema é simples, do jeitinho que a gente gosta: um sofá, um cantinho aconchegante e a conversa rolando solta. Os apresentadores Giovanna Fávero e Asafe Alcântara vão receber, a cada semana, um convidado pra contar tudo sobre negócios, marcas e personalidades que marcaram a história de Minas Gerais e fazem a gente se orgulhar de ser de BH.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!