Coronavírus: Prefeitura, hospitais e órgãos restrigem atendimentos e serviços

restrição serviços coronavirus
A orientação é buscar serviços digitais (Prefeitura de Belo Horizonte/Divulgação + Amanda Dias/BHAZ)

Para combater a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a prefeitura de Belo Horizonte e outros órgãos do governo estão suspendendo ou restringindo o atendimento presencial.

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) anunciou, nessa terça-feira (17), uma série de restrições às visitas a pacientes e à presença de acompanhantes nas unidades de saúde como o Hospital João XXIII, Hospital Eduardo de Menezes e Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII).

Segundo o comunicado, visando a segurança dos pacientes estão suspensas as visitas nas enfermarias hospitalares. Também só será permitida, uma única visita nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), com duração de 30 minutos. Não serão permitidas acompanhantes ou visitantes com idade acima de 60 anos, com sintomas gripais, gestantes.

Outros hospitais das rede particular de Belo Horizonte também adotaram medidas semelhantes, como a Rede Mater Dei de Saúde e o Lifecenter.

View this post on Instagram

⚠️ Prezado(a) cliente, A Rede Mater Dei de Saúde informa que, como parte do esforço empreendido por todos para combater a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a partir de 16/03/2020 haverá alteração no fluxo de visitantes: ✅ Unidade de Internação (Apartamentos/ Enfermarias) – Será permitido somente 1 (um) acompanhante no ato da internação (salvo os casos previstos em lei) – O horário de visita será entre 9h e 20h; ✅ CTI Adulto • Permanência de 1 (um) acompanhante entre 9h e 20h, podendo haver uma troca. ✅ UTI Neonatal e UTI Pediátrica: – Permanência de 1(um) acompanhante 24h, podendo haver uma troca até às 20h. ? Orientações: • Acompanhante com sintomas gripais não poderá permanecer com o paciente; • Acompanhantes e familiares dos pacientes que viajaram recentemente não poderão visitá-los. ⏰ A limitação do horário de visitas não é parte da política da Rede Mater Dei para os seus pacientes. No entanto, estamos vivendo um momento excepcional de combate mundial à propagação do Covid-19. Pensando na segurança de todos pacientes, familiares e dos pro ssionais de saúde essas medidas tornam-se necessárias nesse momento. Os serviços da Rede Mater Dei (consultas, exames e cirurgias) estão funcionando normalmente. Contamos com a sua compreensão. ? Acompanhe as atualizações da Rede Mater Dei sobre o Coronavírus (Covid-19) e se informe sobre como você pode ajudar a evitar a propagação do coronavírus. Acesse o nosso site www.materdei.com.br/coronavirus

A post shared by Rede Mater Dei de Saúde (@redematerdei) on

Prestação de serviços online

Outros setores também estão suspendendo o atendimento presencial e orientando clientes a buscarem os canais digitais. Confira:

Prefeitura de BH

Serviços mais demandados no BH Resolve e/ou Gerats que podem ser solicitados pela Internet: https://prefeitura.pbh.gov.br/servicos

Cemig

Os clientes podem solicitar serviços por plataformas digitais como o aplicativo Cemig Atende (disponível para Android e IOS), a agência virtual Cemig Atende Web (disponibilizada no endereço https://atende.cemig.com.br), o SMS (enviar um torpedo para o número 29810). No Whatsapp, o atendimento é feito pelo número (31) 3506-1116.

Copasa

A Copasa recomenda aos seus clientes que evitem a ida às agências de atendimento, que utilizem os canais de atendimento da Companhia como: Agência Virtual no site www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital (disponível para Android e IOS); ou o Call Center pelo número 155.

Detran-MG

Além do controle de acesso em suas unidades, o Detran-MG reforça que alguns serviços poderão ser realizados no site do departamento por meio de um formulário eletrônico ou no Fale Conosco, como renovação da CNH, emissão de boleto de multa, entre outras. 

Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!