PBH divulga resultado preliminar do Edital Zona Cultural Praça da Estação

Projeto destaca arte na região da Praça da Estação (Divulgação/PBH)

A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou hoje (16), no Diário Oficial do Município (DOM), o resultado preliminar do Edital Zona Cultural Praça da Estação ZCPE 2023. Conforme a publicação, a partir da publicação, os interessados em solicitar parecer técnico da avaliação do seu projeto têm dois dias úteis para se manifestar.

Após o envio do parecer, o proponente terá mais três dias úteis para interpor recurso. O resultado definitivo sairá após a análise dos recursos. Veja aqui o resultado preliminar Edital Zona Cultural Praça da Estação ZCPE 2023.

Edital Zona Cultural Praça da Estação

Lançado em 2023, o Edital #ZCPE 2023 busca valorizar e potencializar as atividades artísticas e culturais na região Central de Belo Horizonte. Podem ser selecionados projetos das áreas de artes visuais e design, audiovisual, circo, dança, literatura e leitura, música, patrimônio, teatro, além de propostas multissetoriais.

As inscrições dos projetos ocorreram em julho de 2023. No total, foram inscritos 104 projetos culturais, um aumento de 103 % em relação à edição de 2022.

Segundo a PBH, a previsão é de que sejam investidos R$550 mil nos projetos culturais selecionados. Serão aprovados, no mínimo, seis projetos da categoria “Manutenção de Espaços e Grupos Culturais e Continuidade de Projetos Artístico-culturais” e, no mínimo, 4 projetos da categoria “Programação Artístico-cultural do Território”.

A seleção dos é feita pela Câmara de Fomento à Cultura Municipal, baseada em critérios como a consistência da proposta, sua exequibilidade (orçamento, cronograma, capacidade de articulação e mobilização, entre outros), a acessibilidade e democratização do acesso, além do impacto cultural e efeitos multiplicadores (histórico de atuação na ZCPE, desconcentração dos recursos, formação de público e retorno social). O protagonismo da proposta também é critério de avaliação.

Zona Cultural Praça da Estação ZCPE

Conforme a pbh, A Zona Cultural Praça da Estação ZCPE foi instituída pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2014, sendo constituída por um conjunto de equipamentos culturais públicos e privados, lugar de referência plural para a realização de práticas culturais e artísticas, de caráter urbano e tradicional. A região aglutina diversos usos, atividades e manifestaçõesculturais, em caráter contínuo, que possibilitam a fruição da diversidade cultural presente na cidade.

A Zona Cultural Praça da Estação ZCPE busca consolidar e fortalecer um espaço central, de convergência física e simbólica de toda a cidade. Ela reúne e dinamiza inúmeros movimentos artísticos, espaços e agentes culturais em suas diversas e plurais manifestações presentes na região, reforçando a cultura de Belo Horizonte em suas dimensões simbólica, econômica e cidadã.

Com PBH

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!