‘Mais vazio que feriado’: Ameaça de temporal esvazia ruas e BH fica deserta

Giovanna Fávero/BHAZ

Funcionários de folga, jornadas de trabalho reduzidas, estabelecimentos de portas fechadas, boatos, alerta generalizado… Esta é a atmosfera que cercou Belo Horizonte nesta sexta-feira (24). A expectativa por grandes tempestades mudou a rotina dos moradores, causou impacto no comércio e deixou ruas e avenidas de várias regiões da cidade desertas, mesmo antes das fortes chuvas que agora atingem a capital.

Em um trecho da avenida do Contorno, no bairro Floresta, região Centro-Sul, o movimento nas ruas ficou completamente diferente do que é visto normalmente, segundo comerciantes.

Flaviane Ferreira é funcionária de uma lanchonete na região e contou ao BHAZ que raramente vê cenas como a desta tarde: “O movimento na loja diminuiu bastante e o fluxo de carros então foi pior ainda. Hoje ficou mais vazio que sábados e feriados”, contou.

Avenida do Contorno às 18h desta sexta-feira (24) (Giovanna Fávero/BHAZ)

A atendente também conta que, quando saiu de casa para trabalhar, se preparava para um cenário muito pior. “Fiquei preocupada. Pelos alertas, eu esperava mais chuva, mas não foi uma chuva tão pesada”, disse.

No entanto, Flaviane não descarta a possibilidade de chuvas mais fortes atingirem a capital nas últimas horas do dia. “Pelos alertas, eu acho que uma hora vai ter que cair, né?”, questiona.

As vendas também ficaram prejudicadas em uma unidade de uma rede de farmácias na região. Roselaine Rodrigues, vendedora da drogaria, acredita que os alertas emitidos pelas autoridades são o motivo de ruas e lojas tão vazias: “A essa altura, era para eu ter atendido cerca de 40 a 50 clientes. Eu atendi sete”.

A mulher ainda explica que, durante todo o expediente, não viu nem metade da chuva que esperava para hoje, mas a baixa nas vendas surpreendeu. “Eu creio que foi por causa dos alertas. Os horários dos funcionários continuaram os mesmos, mas o movimento dos clientes caiu 90%”, explica.

‘Completamente vazia’

Nas redes sociais, algumas pessoas também compartilharam a surpresa com as ruas vazias. “Fui almoçar no restaurante e só tinha eu e três velhinhos (e esse restaurante tá sempre lotado)”, publicou uma usuária.

Além da região do bairro Floresta, o BHAZ também registrou pouca movimentação e ruas vazias em outros pontos de Belo Horizonte. Confira as imagens:

Rua Itajubá, no bairro Sagrada Família (Vitor Fernandes/BHAZ)
BR-356 (Marcela Gonzaga/BHAZ)
Rua Vitório Marçola, no bairro Anchieta (Marcela Gonzaga/BHAZ)
Avenida dos Andradas, no bairro Floresta (Giovanna Fávero/BHAZ)
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!