Santa Casa BH busca ajuda para revitalizar fachadas e calçadas na área hospitalar

Prédio principal do complexo hospitalar precisa de reforma (GSCBH/Divulgação)

Você se lembra daquele jingle que tocou muito nas emissoras de rádio e TV: “A Santa Casa, vai ser pintada, já tem as tintas, foram doadas. Você podia, ajudar com amor, a escolher a mais bonita cor (..)”. Parece que foi ontem, não é mesmo? Mas já se passaram mais de 25 anos desde a última pintura da Santa Casa BH.

Em 2019 – ano em que o hospital completou 120 anos de existência – o Grupo Santa Casa BH (GSCBH) busca novamente apoio para revitalizar as fachadas do hospital e de prédios anexos, como o da Clínica de Olhos, na avenida Francisco Sales, e das Unidades de Nefrologia e Oncologia, na rua Piauí. O projeto prevê, ainda, a revitalização das calçadas do quarteirão do complexo hospitalar.

O valor total do projeto é de R$ 6.017.066,10 e, para arrecadar os recursos, o GSCBH convida empresas com lucro real a doarem parte dos seus impostos devidos, conforme prevê a Lei Federal nº 8313/1991 (Lei de Incentivo à Cultura / Lei Rouanet). Elas podem destinar até 4% do imposto devido, 100% dedutível para este fim.

A última revitalização da fachada da Santa Casa BH foi realizada no segundo semestre de 1993. Na ocasião, foi promovida uma campanha que convidou a população a votar nas cores que gostariam que dessem vida ao primeiro hospital de Belo Horizonte.

Arquitetura

O prédio da Santa Casa BH tem 13 andares (concebido em 1941, pelo arquiteto Raffaello Berti e inaugurado em 1946) foi construído graças à iniciativa e esforços de José Maria Alkimin, que foi provedor da Santa Casa BH de 1938 a 1974 e cujo nome abrange todo o complexo hospitalar. O quarteirão é compreendido entre a Avenida Francisco Sales, Rua Ceará, Rua Álvares Maciel e Rua Piauí.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!