Seguranças trabalham em jogos do América, no Independência, sem receber desde julho

Pedro Mattos/Site Oficial do América/Reprodução

Seguranças que trabalham como terceirizados em jogos do América, na Arena Independência, estão sem receber desde julho. A responsável pelo pagamento é a GP Guarda Patrimonial de Minas Gerais – aproximadamente 70 profissionais estão sem receber, segundo os trabalhadores. Uma reunião foi realizada no Ministério do Trabalho, na manhã desta terça-feira (27), para resolver a situação.

O serviço prestado é feito através de um contrato por jogo. Os empregados devem possuir conta na Caixa Econômica Federal e a empresa pede entre 30 e 45 dias para efetuar o pagamento. Porém, o dinheiro não foi depositado.

“Recebemos R$ 100 por jogo. Eu trabalho como freelancer para a GP desde fevereiro. Em julho começaram a não pagar. Eles ficaram me devendo dois jogos e, quando vi que não pagariam mais, parei de ir”, relata o segurança Johnny Sodré ao BHAZ. “Eles [GP] falaram que não pagam porque o América ainda não repassou o dinheiro. Já procuramos o América também, mas eles não respondem”, completa.

Contudo, existem profissionais que estão há mais jogos sem receber. Luiz Carlos Viana, que também é segurança pela empresa, está há cinco jogos sem receber o pagamento. “Estou desempregado, vivo de fazer eventos. Estou com duas contas de água sem pagar, estou com medo de cortarem o abastecimento daqui a pouco”, relata. O profissional conta que também presta serviço em jogos do Atlético, mas não teve problemas para receber.

O caso de Dênis Miranda Sandinha é ainda pior: não recebe há sete jogos. “A gente conta com um dinheiro que nunca sai. Tem prazo e eles não cumprem. Ficaram mudando as datas, jogando a culpa no América. Só queremos receber o que é nosso por direito”, conta o profissional.

América

Procurada pela reportagem, a GP Guarda Patrimonial confirmou que existem faturas pendentes desde julho e que pagará os profissionais contratados assim que receber a verba do América, o cliente que solicitou o serviço. Procurado, o América afirmou, por nota (veja na íntegra abaixo) que não “se manifesta sobre relações trabalhistas das quais não faz parte”.

Na reunião realizada na manhã de hoje no Ministério do Trabalho, a GP se comprometeu a efetivar todos os pagamentos até o dia 19 de dezembro.

Nota do América na íntegra:

“O América não se manifesta sobre relações trabalhistas das quais não faz parte.

Ademais, ressaltamos que temos excelente relação comercial com a GP Guarda Patrimonial, uma empresa de porte nacional e que presta serviços de qualidade para o Clube há mais de cinco anos. Temos um entendimento harmônico quanto à operação de segurança nos jogos realizados pelo América no Independência”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!