Vigilantes da UFMG gravam vídeo com suspeitos de furtos e viram alvo de sindicância

Reprodução/Facebook

Nesta semana, vigilantes que trabalham no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, conseguiram identificar dois homens suspeitos de arrombar carros de estudantes, professores e empregados da instituição. Seguranças envolvidos na abordagem gravaram um vídeo no qual exibem os objetos apreendidos com a dupla e obrigam os detidos a mostrarem o rosto para a câmera. As imagens foram divulgadas no Facebook e causaram polêmica.

Os suspeitos detidos pelos vigilantes são irmãos e homônimos de uma famosa dupla sertaneja: Leandro e Leonardo. Segundo a Polícia Militar, os seguranças da UFMG relataram que os dois tentaram arrombar um carro momentos antes de serem abordados na última segunda-feira (27). Os homens estavam em um Ford Fiesta, onde foram encontrados vários celulares, sons automotivos e um estepe. Eles foram conduzidos para a Central de Flagrantes (Ceflan).

No vídeo, é possível perceber que Leandro de Assis Ribeiro e Leonardo Alexandro de Assis Ribeiro estavam bem vestidos. Um deles se negou a mostrar o rosto para a câmera em um primeiro momento. Um dos vigilantes o obrigou a levantar a cabeça. Os seguranças também xingaram os detidos.

A postura dos profissionais causou polêmica no Facebook. A gravação foi publicada em um grupo voltado para vigilantes de BH. Enquanto muitos parabenizavam o trabalho dos seguranças, outros ponderaram que houve excessos na abordagem. “Não precisava disso. É só fazer a apreensão e chamar a viatura”, ponderou um colega.

Por meio de nota, a UFMG informou que repudia a forma como se deu a abordagem e abrirá uma sindicância para apurar a conduta dos vigilantes, que trabalham para uma companhia terceirizada. “A abordagem ocorreu de maneira claramente incompatível com os valores cultuados pela Universidade, contrariando os princípios da UFMG que defendem, sobretudo, o respeito aos direitos humanos, e contrariando também as orientações repassadas pela Pró-Reitoria de Administração à empresa prestadora dos serviços de segurança”, ressalta.

No ano passado, orçamento voltado à segurança no campus Pampulha sofreu uma redução drástica após cortes orçamentários da União. Com isso, houve uma diminuição de 30% no número de vigilantes contratados. Atualmente, 196 profissionais trabalham em portarias e nas rondas realizadas 24 horas por dia.

Maira Monteiro[email protected]

Diretora-executiva do BHAZ desde junho de 2018. Jornalista graduada pela PUC Minas, acumula mais de 15 anos de experiência em redações de veículos de imprensa, como Record TV e jornal Hoje em Dia, e em agências de comunicação com atuação em marketing digital, como na BCW Brasil.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!