Sindicato denuncia fechamento de leitos e descaso com hospital do Ipsemg, em BH

Hospital do Ipsemg
Denúncia aponta para cancelamento de cirurgias agendadas (Ipsemg/Divulgação)

O fechamento de pelo menos 17 leitos no Hospital Governador Israel Pinheiro, do Ipsemg (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais), é alvo de denúncia por parte do sindicato dos servidores públicos estaduais, que apontam para um descaso da administração.

De acordo com o diretor político do Sindpúblicos-MG (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público no Estado de Minas Gerais), Geraldo Antônio Henrique da Conceição, o fechamento dos leitos se dá pela falta de profissionais da saúde no hospital, principalmente de médicos anestesistas.

Ele aponta para, no mínimo, 25 leitos fechados. Já o Ipsemg afirma que são 17 leitos desmobilizados temporariamente a partir desta sexta-feira (28). O instituto também garante que atua para retomá-los o mais breve possível.

Críticas

Geraldo Antônio afirma que, nos últimos anos, vários servidores e aposentados denunciaram ter agendado cirurgias que foram desmarcadas depois. “Estamos passando por uma crise que jamais aconteceu, é um total abandono, um desprezo que o governo tem tido com o hospital”, diz.

O representante da categoria ainda reforça que o estado de Minas Gerais tem cada vez mais servidores chegando à terceira idade. Com isso, aumenta a demanda por consultas, exames e tratamentos hospitalares. No entanto, segundo ele, o laboratório do hospital do Ipsemg foi fechado para exames externos, atendendo somente os pacientes já internados.

De acordo com ele, os servidores que deveriam ser atendidos estão encontrando dificuldades para realizar seus exames, principalmente os de imagem, em clínicas credenciadas.

“Tem obra no hospital que está paralisada há 10 anos, sem planejamento nenhum para realização e conclusão. O hospital dos servidores do estado devia ser exemplo para os demais hospitais, anos atrás ele formava profissionais do Brasil inteiro”, protesta o diretor político do Sindpúblicos-MG.

O que diz o Ipsemg?

Por meio de nota, o Ipsemg confirma a desmobilização temporária de 17 leitos do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), mas afirma que a assistência à saúde de qualidade aos beneficiários que buscam atendimento no local será mantida.

“O Instituto possui uma rede credenciada de serviços de assistência à saúde a qual amplia a cobertura do plano, especialmente em serviços de urgência e emergência”, diz o comunicado.

O Ipsemg também lembra que, neste ano, foi aberto um concurso público para ingresso de 280 novos profissionais para a área assistencial. Segundo o instituto, os selecionados serão admitidos em breve.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!