Stock Car em BH: Justiça autoriza continuidade das intervenções no entorno do Mineirão

STOCK CAR BH
O TJMG suspendeu a liminar que impedia o corte de árvores no entorno do estádio Mineirão, na Pampulha, para a realização da Stock Car (Reprodução/Redes sociais)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais suspendeu a liminar que impedia o corte de árvores no entorno do estádio Mineirão, na Pampulha, para a realização da Stock Car. A decisão é do desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, que acatou os argumentos apresentados pela organização do evento.

“Pontua que, ao aprovar o corte das árvores, o Comam impôs ao município uma série de medidas compensatórias, por força das quais, consoante divulgado pela imprensa, será realizado, a título de compensação, o plantio de 688 mudas de árvores na região da Pampulha até agosto deste ano, com início no dia 1º de março, observando-se o requisito mínimo de tamanho de 2,5m, a fim de acelerar o efeito ambiental da compensação”, diz um trecho.

A decisão também cita que “a realização de eventos como a Stock Car, embora possam suscitar relativos inconvenientes, característicos da vida em sociedade em grandes cidades, também proporcionam oportunidades de lazer, entretenimento, visibilidade turística, geração de empregos e desenvolvimento econômico para Belo Horizonte”.

Na última quinta-feira (29), o juiz Thiago Grazziane Gandra, da 3ª Vara de Feitos da Fazenda Pública Municipal de Belo Horizonte, havia atentendido parcialmente pedido de liminar que determinava a suspensão do corte de árvores no entorno do Mineirão, na Pampulha, em Belo Horizonte. A decisão determinava a suspensão imediata, sob pena de multa de R$ 50 mil por árvore cortada.

A realização de uma etapa da Stock Car na capital mineira, prevista para 18 de agosto, levou ao corte de árvores no entorno do estádio. Na quarta-feira (28), moradores, integrantes da comunidade da UFMG e ativistas ambientais se mobilizaram em protesto na região da Pampulha e também no Centro de BH.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!