Após o Ministério Público Federal (MPF) solicitar novamente a suspensão da Stock Car na Justiça, a Prefeitura de Belo Horizonte apresentou, nesta sexta-feira (9), o esquema de alterações no trânsito para realização da prova. Mudanças ao redor do Mineirão serão implementadas a partir da próxima terça-feira (13), às 9h, para a fase final da montagem das estruturas. O trânsito voltará a ser liberado após o término do evento, previsto para as 22h de domingo (18).
Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp
Sobre a ação do MPF, que ingressou, na última sexta-feira, dia 2 de agosto, com um pedido de tutela de urgência para que a corrida não seja realizada, o secretário interino de Meio Ambiente, Gelson Leite, defendeu que os ruídos gerados pela competição estão dentro dos limites da legislação municipal. “No processo de licenciamento, nós fazemos toda uma análise de ruídos. Então os promotores da Stock Car apresentaram um estudo de ruídos, nós avaliamos e os ruídos estão dentro do que a legislação permite, que são os 70 decibéis”, explicou em coletiva à imprensa.
A ação, assinada pelo procurador da República Leonardo Sampaio de Almeida, foi encaminhada à juíza Adriane Luísa Vieira Trindade, da 1ª Vara Federal Cível de Belo Horizonte. Em despacho proferido no dia 12 de julho, a magistrada exigiu que os organizadores apresentassem uma proposta de mitigação acústica para os impactos da prova. De acordo com a decisão, que acatou parcialmente uma ação civil pública também ajuizada pelo MPF, o documento deveria conter “detalhamento de suficiência técnica” e demonstrar viabilidade de implantação nos pontos de impacto biologicamente sensíveis da UFMG.
Na nova ação, MPF alega que a proposta apresentada pela Stock Car é insatisfatória, “considerando a expectativa mais otimista do projeto”. Isso porque, mesmo com o eventual fechamento de janelas, a corrida causará impacto sonoro de 65,8 dB na região do Hospital Veterinário, enquanto o limite legal é de 55 dB por se tratar de uma instalação hospitalar.
A Stock Car está prevista para ocorrer entre os dias 15 e 18 de agosto, nos arredores do estádio Mineirão, região da Pampulha, em BH. O evento vem sendo alvo de críticas por causa da supressão de árvores e dos impactos causados ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Leite explicou que os alambrados que cercam a pista de corrida passarão por um tratamento de isolamento acústico para diminuir o impacto do barulho que chega aos ouvidos da comunicade. O secretário lembrou ainda que a região onde ocorrerá a corrida é uma área onde são realizados outros eventos com impactos acústicos, como jogos de futebol e apresentações musicais.
Questionado sobre os impactos ambientais do corte de árvores realizado para dar espaço à pista de corrida, Gelson Leite afirmou que 688 mudas estão serão plantadas em contrapartida. “Mais da metada á foi plantada, mas pedimos à Sudecap [Superintendência de Desenvolvimento da Capital] que o prazo fosse dilatado, já que estamos em período de seca. Então a expectativa é e que tenhamos mais plantios nos próximos meses.
Alunos e professores da UFMG protestam contra Stock Car
Na última quarta-feira (7), alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) interditaram a Avenida Coronel Oscar Paschoal para protestar contra a corrida. Os manifestantes alegam que o festival prejudicará o funcionamento do Hospital Veterinário da UFMG.
Nas redes sociais a universidade publicou um vídeo que expõe a intensidade dos ruídos.
Alterações no trânsito
A PBH informou que, para auxiliar os deslocamentos da população, todas as interdições e mudanças de circulação estarão disponíveis nos aplicativos de tráfego Waze e Google Maps.
Confira as vias interditadas ao trânsito:
- Avenida Presidente Carlos Luz, entre a Rua Conceição do Mato Dentro e a Avenida Cel. Oscar
Paschoal, em ambos os sentidos; - Avenida Rei Pelé, em toda sua extensão, entre as avenidas Cel. Dias Bicalho e Antônio Abrahão Caram;
- Avenida Cel. Dias Bicalhe, entre as avenidas Presidente Carlos Luz e Otacílio Negrão de Lima;
- Avenida Antônio Abrahão Caram, entre a Avenida Cel. Dias Bicalho e a Alameda das Princesas;
- Alameda das Palmeiras, entre a Avenida Antônio Abrahão Caram e a Alameda dos Jacarandás;
- Avenida Chafir Ferreira, entre a Avenida Otacílio Negrão de Lima e Alameda das Palmeiras;
- Avenida Cel. José Dias Bicalho, entre as alamedas das Palmeiras e das Princesas.
Para garantir a segurança e fluidez no trânsito, algumas vias nos bairros São José e São Luiz, na região do Mineirão, terão os sentidos de circulação alterados, facilitando assim o acesso e a saída dos moradores e dos participantes do evento. Algumas linhas de ônibus terão os itinerários modificados devido às intervenções no trânsito. Também será implantado um semáforo operacional, com o objetivo de garantir a segurança no cruzamento da Avenida Otacílio Negrão de Lima com a Alameda dos Flamboyants