Pesquisar
Close this search box.

VÍDEO: Treino noturno revela impacto dos ruídos da Stock Car na UFMG

Por

stock car ufmg
(UFMG/Reprodução)

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) compartilhou um vídeo, nas redes sociais, que expõe a intensidade dos ruídos da corrida Stock Car. As imagens reacenderam a discussão dos efeitos negativos que o evento pode acarretar no funcionamento da instituição e na qualidade de vida dos animais do Hospital Veterinário da UFMG, que fica a cerca de 80 metros de onde ocorrerá o circuito.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

No vídeo, é possível escutar o impacto sonoro dos motores no local. “A Stock Car já vem trazendo consequências negativas pra Escola de Veterinária, principalmente, pro Hospital Veterinário. O número de casos, ou seja, o número de pacientes já caiu bastante. A gente estima em torno de 400 animais que deixaram de vir nessa semana para serem atendidos”, afirma o professor da Escola de Veterinária da UFMG, Raphael Rocha Wenceslau.

As imagens provocaram revolta em internautas. “É um absurdo permitirem um evento deste porte perto do hospital veterinário”, escreveu um. “Um absurdo completo. Os informes a comunidade acadêmica acontecem de maneira atropelada e sem diálogo”, pontuou outro. “Tem um autódromo gigante, que eles já até competiram à duas horas de BH, pq eles não vão pra lá? Que absurdo”, questionou um terceiro.

Em conversa ao BHAZ, a reitora da UFMG, Sandra Goulart, destacou problemas como o bloqueio de acessos ao Hospital Veterinário e ao Instituto de Ciências Biológicas, além de preocupações com o Biotério e os impactos ecológicos. Sandra ressalta que não é contra a realização da Stock Car. No entanto, segundo ela, o evento precisa ocorrer em um local mais apropriado.

Pronunciamento Stock Car

A Stock Car comunicou que vai construir barreiras acústicas para mitigar o impacto sonoro gerado pelos carros, dado que o circuito está a cerca de 80 metros do Hospital Veterinário da UFMG.

A proposta é que as barreiras acústicas permaneçam instaladas de forma definitiva, beneficiando o local que frequentemente recebe eventos barulhentos, como jogos de futebol, shows, buzinaços e blocos carnavalescos. No entanto, a organização não informou quando as barreiras acústicas serão instaladas.

Amanda Serrano

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.
[author_socials_links]

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ